As paisagens culturais no ordenamento do território

08/04/2021 |

Esta sessão de Meia-Hora de Bom Ambiente será dedicada à temática “As paisagens culturais no orden amento do território”, contado para tal com a presença de Teresa Andresen – Arquiteta Paisagista ea moderação de Francisco Ferreira - ZERO.

Infelizmente o conceito de ordenamento do território em Portugal é encarado como um simples somatório de espaços independentes em que se pode intervir traçando simplesmente manchas, linhas e pontos a partir de análises superficiais e apressadas, correspondendo a interesses particulares, a objetivos setoriais, funcionalistas, economicistas e/ou de curto prazo.

No entanto, se pretendemos realmente ter uma dimensão espacial e estética, no qual existe uma verdadeira identidade e carácter (a definição de paisagem), então necessitamos de um desenvolvimento integrado e sustentado das comunidades que dependem da paisagem.

Embora seja um tema complexo, nesta sessão de Meia-Hora de Bom Ambiente com a temática “As paisagens culturais no ordenamento do território” pretendemos trazer ao debate a importância de um planeamento a longo prazo e da sensibilização de todos os atores para uma verdadeira paisagem