Cidadania e Participação Social

31/03/2021 |

Iniciativa promovida pela EAPN com o objectivo de dar a conhecer o conceito de Participação Social, refletir sobre a participação como o princípio base de intervenção social e promover práticas de participação nas instituições sociais.

INSCRIÇÕES

No combate à pobreza e exclusão social, é necessária uma implicação ativa de todos/as os/as cidadãos/ãs, pessoas em situação de pobreza e/ou exclusão social, técnicos/as e políticos. Todos os/as que estão no terreno deverão trabalhar como parceiros/as, como verdadeiros/as atores de mudança da sociedade, com a participação das pessoas que vivem em situação de pobreza e exclusão social.

Ao promover a participação estamos igualmente a promover a sua autonomia, a sua capacitação e a sua emancipação enquanto pessoas e cidadãos/ãs. Para obter medidas e políticas sociais que vão de encontro às reais necessidades existentes e que tenham um impacto efetivo na luta contra a pobreza e a exclusão social. Neste sentido, a participação dos/as cidadãos/ãs em situação de vulnerabilidade social deve ser incorporada nas organizações sociais pois esta assume-se como uma mais-valia nas suas práticas de intervenção.