Projecto ASAS: sessões descentralizadas e intercâmbio arrancam em Querença e Safara

O Projecto ASAS entra na fase de implementação com a realização das primeiras sessões descentralizadas e a troca de experiências.

 

 

 

asas1

O Projecto ASAS – Aldeias Sustentáveis e Activas entra definitivamente na sua fase de implementação no terreno, com a realização das primeiras sessões descentralizadas e actividades de intercâmbio de experiências nos próximos dias 4 e 5 de Setembro nas aldeias de Querença (concelho de Loulé) e Safara (concelho de Moura), respectivamente.

As sessões descentralizadas, que vão decorrer em diversos pontos do território nacional, visam difundir o projecto e mobilizar as comunidades e organizações para os seus objectivos, bem como recolher testemunhos e contributos para a elaboração do Programa Mínimo de Revitalização de Aldeia. Este Programa tem como objectivo desenhar uma proposta para intervenção em contexto de aldeia, seguindo critérios de sustentabilidade e envolvimento das sociedades locais, construída a partir da recolha de experiências e dos contributos das entidades e comunidades envolvidas.

Estes dias incluem também actividades de intercâmbio entre aldeias, com a troca de experiências entre diferentes comunidades e agentes locais. Com estas visitas, pretende-se estimular a percepção das dificuldades e possibilidades de intervenção de forma conjunta, possibilitando a partilha e a aplicação de boas práticas noutros territórios.

Em cada um destes locais será destacada uma prática que enfrentou um problema relevante para a comunidade ou possibilitou a dinamização do território. Assim, em Querença o tema será “Turismo, Ambiente e Emprego” e em Safara “Serviços Comunitários e de Proximidade” (consultar programa e fichas de caracterização de cada uma destas práticas).

A participação é aberta e gratuita, sendo necessária confirmação, até dia 31 de Agosto de 2012, através do preenchimento e envio da(s) ficha(s) de inscrição para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. Para qualquer esclarecimento, contactar Tiago Gillot (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., 21 952 74 50/56 ou 91 407 88 44).

O projecto ASAS, desenvolvido por uma parceria constituída pela Animar - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local, a Associação para o Desenvolvimento do Concelho de Moura e o Instituto das Comunidades Educativas, é uma iniciativa comunitária promovida pelo Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território e cofinanciada pelo FEADER, no âmbito do Programa da Rede Rural Nacional.