Rural, Agriculturas e Políticas

Livro

 

 

Rural-Agr-e-PolTítulo: Rural, Agriculturas e Políticas
Autores: Joaquim Cabral Rolo e Francisco Cordovil
Edição: Animar/Projecto RURANIMAR
Ano: 2014
64 páginas

Este texto procura contribuir para identificar desafios que o rural representa para Portugal no limiar da década de 2010 e para abrir perspetivas sobre mudanças de política que sejam potenciadoras de melhores condições de desenvolvimento.
E é norteado pela ideia de que a coesão territorial e social se realiza através da inclusão de todos os agentes e territórios, na sua diversidade, nas tarefas do desenvolvimento, designadamente, através do trabalho, do investimento, da boa gestão e organização, do conhecimento e da inovação.
Nesta perspetiva, a missão e o desafio unificador da política agrícola e rural deve ser a mobilização do potencial produtivo dos diversos sistemas de agricultura e territórios, de modo compatível com o ordenamento do território, concebido como adequação das ocupações do solo aos condicionalismos ecológicos (recursos da humanidade) e de entrosamento da população, rural ou urbana, com o seu espaço. Mobilização, enfim, que deverá ser socialmente compensadora para produtores e consumidores e, também, para os contribuintes (incluindo os agricultores) que financiam com os seus impostos os apoios canalizados pela (e para a) política agrícola e rural.