Ciclo de Cinema Economia Social e solidária (Focus Social, 1/12/2016)

O Ciclo de Cinema Economia Social e Solidária esteve dois dias em Vila Nova de Gaia, ao abrigo de uma parceria com a MANIFesta - Assembleia, Feira e Festa do Desenvolvimento Local e da Economia Social e Solidária promovida pela associação ANIMAR.

O público pode assistir ao filme turco "Gente Extraordinária", vencedor do prémio SUSY - Economia Social e Solidária e, ainda, ao documentário brasileiro "Palmas", vencedor do prémio IX Edital Ceará de Cinema e Vídeo da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará.
O Ciclo de Cinema Economia Social e Solidária exibiu filmes da 10° edição do Festival local de cinema Terra di Tutti - Resenha cinematográfica de documentários e cinema social do "sul do mundo", criado em Bolonha, Itália, pelas organizações COSPE e GVC, em 2007. A edição do Festival de 2016 teve um enfoque particular em modelos e experiências de economia social e solidária, colocando no centro as pessoas e o ambiente, a promoção do desenvolvimento económico igualitário e redistributivo.
Neste contexto, o projeto "SSEDAS/SUSY - Economia Social e Solidária", cofinanciado pela União Europeia e coordenado em Portugal pelo Instituto Marquês de Valle Flôr, promove alguns dos seus filmes mais emblemáticos, sensibilizando o público para esta temática.