Mangualde associa-se ao «Roteiro Cidadania em Portugal» (Renascimento, 1/2/2017)

A Escola Secundária Felismina Alcântara (ESFA), em Mangualde, acolheu no dia 26 de janeiro, o "Roteiro Cidadania em Portugal", uma iniciativa que está a percorrer o país com a realização de ações subordinadas aos temas da igualdade de género e territórios sustentáveis. O desafio foi lançado pela Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Catarina Marcelino, e pela ANIMAR - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local, ação a que o Município de Mangualde aderiu de imediato através do pelouro da Ação Social.
Contando com a presença da Vereadora da Ação Social, Maria José Coelho, e com a participação de estudantes do Ensino Secundário do concelho, da Universidade Sénior de Mangualde e ainda dos utentes do Centro Social de Fornos de Maceira Dão, do Centro Paroquial de Cunha Baixa e do Centro social e Cultural da Paróquia de Mangualde, a ação consistiu na visualização da curta-metragem "O Muro", um filme de animação realizado por alunos da ESFA, sob coordenação do Cine Clube de Viseu, no âmbito do Projeto "Cinema para as Escolas", que foi o mote para o debate/reflexão e a desconstrução dos estereótipos existentes ainda na sociedade sobre igualdade de género. Com o objetivo de debater assuntos como a participação cívica, a educação para a cidadania, igualdade de género e todo o tipo de violência (no namoro, bullyng, de género, doméstica e o idadismo) numa perspetiva intergeracional. Este espaço de reflexão e de descoberta permitiu PARAR para PENSAR para se AGIR no futuro.
Os presentes tiveram ainda a oportunidade de visitar a carrinha da do Roteiro para a Cidadania, devidamente equipada com recursos lúdico-pedagógicos, e de contactar com a equipa de animação e dinamização do projeto.