Roteiro sobre cidadania faz paragem na Marinha Grande (Diário de Leiria, 8/2/2017)

O ‘Roteiro da Cidadania em Portugal’ que tem viajado por todo o País desde dia 24 de Outubro do ano passado faz uma paragem pela Marinha Grande entre os dias 20 e 24 de Fevereiro.
A iniciativa que partiu da secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade e da Animar – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local, consiste num desafio às redes e comunidades locais de todo o País para que se proceda a uma viagem de descoberta, reflexão e acção sobre cidadania e participação.
A Câmara Municipal da Marinha Grande decidiu responder ao desafio e “parar, pensar e agir” no que toca às questões da cidadania e igualdade.
Assim, para a manhã de dia 20, está agendada a passagem de uma equipa de animação e de uma carrinha, devidamente equipada com recursos lúdico-pedagógicos, para apoiar a dinamização de actividades que tencionam pôr os marinhenses a pensar e a agir sobre as discriminações e as violências que ainda persistem no País. A carrinha vai chegar, pelas 10h00, à Praça Guilherme Stephens e lá permanecerá até às 14h30.
Nesse mesmo dia, e também no dia 24, o Edifício da Resinagem vai abrir portas ao ciclo de ateliers ‘Viver em Igualdade’ vocacionado para alunos do primeiro ciclo. ‘Cartão de Cidadão’, ‘Vida Terrestre’, ‘Coração sorridente’ e ‘Suporte básico de vida’ são outros dos temas que vão gerar workshops e animação durante os dias em que o ‘Roteiro da Cidadania em Portugal’ passa pela Marinha Grande. O evento será ainda complementado, na noite de dia 21, por momentos de espectáculo no Teatro Stephens.
O ‘Roteiro Cidadania em Portugal’ abandona a cidade mas continuará a actuar em outros destinos até dia 30 de Junho.