Ródão acolhe Roteiro para a Cidadania (Alto Alentejo, 29/3/2017)

Vila Velha de Ródão acolheu o Roteiro para a Cidadania em Portugal, numa acção promovida pela Secretaria de Estado para a Cidadania e Igualdade e a Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local (ANIMAR).
A iniciativa concretizada pelo Município de Vila Velha de Ródão, em colaboração com o CLDS 3G VVR (Contratos Locais de Desenvolvimento Social Terceira Geração), envolveu a Associação para o Desenvolvimento da Raia Centro - Sul, através de utentes da sua Academia Sénior no concelho, e o Jardim de Infância do Agrupamento de Escolas, com as suas crianças.
Luís Pereira, presidente do Município, explica que «a iniciativa teve como objetivo levar até à população a discussão de temas como a igualdade de género e a violência doméstica entre outros, para que juntos possamos Parar, Pensar e Agir, como refere o lema do Roteiro para a Cidadania».
O projecto contou com a participação de uma equipa de animação e comunicação do próprio Roteiro que, acompanhada por uma carrinha equipada com vários recursos lúdico-pedagógicos, deu apoio às iniciativas desenvolvidas na Academia Sénior e no Jardim de Infância de Porto do Tejo.
A organização refere que «o contributo de todos foi muito importante. Ficámos convictos de que é preciso debater estes e outros temas em comunidade no sentido de romper paradigmas e abrir horizontes para que todos possam ter uma voz activa nas decisões do nosso futuro».
Terminadas as actividades, foi lançado o desafio para a realização de um Encontro Intergeracional no concelho de Vila Velha de Ródão. Um evento que permitirá debater temas importantes para os cidadãos no exercício da cidadania e igualdade de género.