Mangualde acolhe congresso nacional da economia social 2017 (Renascimento, 15/5/2017)

No dia 2 de junho, Mangualde acolhe o Congresso Nacional da Economia Social 2017 Sob a temática "Novos conceitos, modelos de organização e de governança", a sessão terá lugar na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, a partir das 9h30. A iniciativa é promovida pelo Conselho Nacional para a Economia Social e conta com o apoio da Câmara Municipal de Mangualde e da Caixa de Crédito Agrícola.
A sessão de abertura será proferida por João Azevedo, Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, Eduardo Graça, Presidente da CASES - Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, e Padre Vítor Melícias, Presidente da Mesa do Congresso. "Saúde e Economia Social" é o tema da conferência proferida por Maria de Belém com apresentação de Jorge Coelho, ambos Membros da Comissão de Honra do Congresso. Segue-se o painel "A Economia Social e Solidária novos conceitos, origens e designações no debate nacional e europeu" que conta com a intervenção de Henrique Rodrigues Assessor da CNIS - Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, João Salazar Leite Membro da Comissão de Honra do Congresso, Jorge de Sá Presidente do CIRIEC Portugal e Rogério Roque Amaro Professor do ISCTE I U L, com moderação de Sílvia Ferreira Professora da FEUC. Da parte da tarde, realiza-se a mesa redonda "Economia social e desenvolvimento socioeconómico - atualidade e mudança", com a participação de representantes dos partidos políticos e moderação de Marco Domingues Presidente da ANIMAR - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local. O Painel "Economia Social - novos modelos de organização, governança e financiamento" conta com a intervenção de Filipe Almeida Presidente da Portugal Inovação Social, José Alberto Pitacas - Vice-Presidente do CIRIEC Portugal, Licínio Pina Presidente do CAE da CCCAM e Susana Ramos Coordenadora Nacional dos EEA Grants. Será moderado por Clementina Henriques Conselheira Nacional da CPCCRD.
O encerramento está previsto para as 17h30 com a intervenção de Francisco Silva Presidente da Comissão Organizadora do Congresso. Durante todo o dia irão realizar-se vários momentos de debate.