FAJUDIS

FAJUDIS - Federação das Associações Juvenis do Distrito de Santarém, foi fundada no início da década de 90 devido à necessidade de se criar uma estrutura distrital para apoiar, dinamizar e representar as associações juvenis existentes no Distrito de modo a promover o desenvolvimento e afirmação do tecido associativo juvenil.

Animar entrevista FAJUDIS

A Federação das Associações Juvenis do Distrito de Santarém, designada por Fajudis, foi fundada no início da década de 90. O projecto de criar uma federação de associações juvenis surgiu porque havia a necessidade de criar uma estrutura distrital para apoiar, dinamizar e representar essas associações juvenis já existentes no Distrito de modo a promover o desenvolvimento e afirmação do tecido associativo juvenil

Durante estes anos foi objectivo permanente da federação representar e defender os interesses das associações juvenis do distrito, junto das diversas entidades públicas e privadas, sempre com o intuito de valorizar e promover as mesmas, salientando as suas potencialidades no desenvolvimento local e na formação dos jovens.

Convictos de que o associativismo juvenil deverá ser uma das prioridades da política nacional e local, são regulares as diligências da federação junto dos organismos que tutelam a área da juventude, no sentido de serem desenvolvidos e dinamizados determinados projectos/programas dirigidos às associações juvenis.

Foi e continua a ser uma preocupação da federação, ter um conhecimento constante da realidade associativa juvenil no distrito, bem como conhecer as necessidades e aspirações dos jovens, de modo a mobilizar e sensibilizar as diversas entidades que trabalham com e para os jovens a desenvolverem projectos e actividades, de acordo com as suas expectativas.

Quanto maior for a capacidade de mobilização dos jovens aos ideais da solidariedade e do altruísmo, maior será o contributo da juventude para uma sociedade mais justa e sã.

Importa registar o forte contributo que o associativismo juvenil tem dado na massificação da utilização das novas tecnologias da comunicação e informação, principalmente nos meios rurais, onde por vezes se torna difícil aceder a determinados recursos de informação. Saliente que, tanto a federação como praticamente todas as associações juvenis do distrito, têm centros de recursos tecnológicos que permitem aos jovens a sua utilização, principalmente o acesso à Internet.

De aludir que as associações juvenis são entidades que contribuem inequivocamente para o desenvolvimento local e regional de muitas localidades, sendo frequente verificou-se que em alguns concelhos estas assumem um papel extremamente relevante em diversas parcerias locais.

No sentido de apoiar as associações, para que estas se tornem cada vez mais inovadores, tem sido preocupação da federação a dinamização de diversas acções de formação, principalmente na área da gestão associativa, bem como a disponibilização de diversa informação e recursos técnicos que possibilitem às associações desenvolverem projectos de maior âmbito.

lr20120608070202

CONTACTOS
Sala Polivalente - Edifício Cine-Teatro Constância
Estada Nacional 3 - Apartado 52
2250-061 CONSTÂNCIA
Telef.: 24 973 95 08
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
http://www.fajudis.org