• Início
  • Noticias
  • A Animar participou na 3ª Reunião da Comissão de Acompanhamento do PDR 2020

A Animar participou na 3ª Reunião da Comissão de Acompanhamento do PDR 2020

A Animar, representada pelo seu director Luís Lopes, participou na 3ª Reunião da Comissão de Acompanhamento do PDR 2020, que decorreu no Salão Polivalente do Ministério da Agricultura e do Mar, no dia 22 de Junho. Nela foi apresentado o Relatório de Execução 2016, tendo a Animar votado a favor da sua aprovação.

 

Na reunião a Animar referiu que a melhor metodologia de avaliação do desempenho dos instrumentos de política (PDR2020) é a confrontação dos seus objetivos estratégicos com a Realidade. Assim, um dos objetivos estratégicos do PDR é aumentar a sustentabilidade e coesão dos territórios rurais, ao confrontar este objetivo com a realidade (o que se está a verificar em Portugal com os incêndios florestais é muito mas mesmo muito grave) verificamos que os territórios rurais perdem sustentabilidade e falta coesão ao todo nacional. A Animar manifestou a sua preocupação com esta discrepância entre objetivos estratégicos e a realidade, sentindo crescentes dificuldades em promover o desenvolvimento local/rural junto dos seus associados, pelo que seria necessário a reprogramação do PDR2020. Em jeito de síntese, Luís Lopes considerou que teríamos de revisitar as políticas públicas de desenvolvimento rural.

Às preocupações expressas pela Animar a presidente da AG, Gabriela Freitas, respondeu que concordava em parte, dado que os objetivos de sustentabilidade e coesão territorial ultrapassam o PDR, sendo competência do Portugal2020, pelo que a definição de políticas está fora das suas competências.