A Associação Animar, no âmbito do Acordo de Cooperação IEFP/Animar 2019-2020, implementou em 3 freguesias do distrito de Bragança o programa de capacitação “Guias de Valorização da Identidade e Património de Aldeia”.
O objetivo deste processo formativo foi, sobretudo, potenciar a dinamização dos territórios de baixa densidade, através da formação profissional e empreendedorismo enquanto elementos de promoção e desenvolvimento dos territórios.
Este processo de formação foi desenvolvido em freguesias de Bragança, decorreu nas aldeias das Arcas (Macedo de Cavaleiros), Tuizelo (Vinhais) e Carviçais (Torre de Moncorvo), em parceria com as respetivas juntas de freguesia e em ligação direta com a Animar, que esteve sempre presente no processo formativo. Foram formadas 24 pessoas neste contexto.
Ao longo dos meses de outubro e novembro, e composta por 3 componentes pedagógicas (Formação Teórica, Coaching e Mentoring e Projeto), esta formação-ação trabalhou conteúdos essenciais para o desenvolvimento de competências de comunicação, autonomia, resiliência, e definiu conceitos fundamentais como Turismo, permitindo a cada formando/a compreender as especificidades do seu território e criar estratégias específicas para a promoção do mesmo.
Em cada uma das freguesias o impacto foi visível através do desenvolvimento de projetos/iniciativas individuais e em grupo, que passam pela implementação de iniciativas locais. Um exemplo desse impacto foi a (re)criação da Rosca D’Arcas, um produto local desenvolvido no âmbito da formação e que no passado dia 26 de dezembro, cumprindo a tradição do território, foram oferecidas pela junta de freguesia das Arcas, gratuitamente, às/aos habitantes. Veja mais aqui.
A Associação Animar aproveita a oportunidade para agradecer não só às juntas de freguesia das Arcas, Tuizelo e de Carviçais mas também à Penhas – Consultoria & Eventos Lda. pelo envolvimento e apoio às iniciativas.
No ano de 2021, com a continuidade do Acordo de Cooperação com o IEFP, a Animar prevê replicar este processo formativo noutros territórios.