Aprender e Ensinar - no âmbito do projeto 3Rs – Resistir, Reinventar, Recriar – Do longe Fazer Perto

25/03/2021 |
Aprender e Ensinar - no âmbito do projeto 3Rs – Resistir, Reinventar, Recriar – Do longe Fazer Perto

Organizado pelo ICE, ralizou-se em Beja o seminário Aprender e Ensinar - no âmbito do projeto 3Rs – Resistir, Reinventar, Recriar – Do longe Fazer Perto.

Promovido pelo ICE - Instituto das Comunidades Educativas, realizou-se no dia 23 de março de 2021 o 2.º (de 3) Seminários: Currículo / Aprender e Ensinar - no âmbito do projeto 3Rs – Resistir, Reinventar, Recriar – Do longe Fazer Perto; uma parceria do ICE – Instituto das Comunidades Educativas com o CPDF – Centro de Professores para o Desenvolvimento e Formação – CCPFC/ENT-AP-0465/19.

Os seminários têm como finalidade: i) Refletir Criticamente sobre estratégias e práticas pedagógicas reinventadas em tempos de pandemia; ii) Analisar as transformações decorrentes da adoção do digital nos processos educativos; iii) Promover a escuta e o empoderamento entre pares e iv) Partilhar experiências sobre o modo com as pessoas e as instituições têm lidado com a pandemia.

Moderado pelo Professor Fernando Ilídio Ferreira, ICE |UMinho com a participação de:
- Ângela Luzia e Manuela Correia, ICE / CPDF | apresentação
- Dulce Abreu I Educar: O ofício da reinvenção permanente
- Isabel Candeias e o 9.1, TEIP Francisco Sanches I À distância: o projeto “Guerra Nunca Mais”
- Paulo Morais, ICE I Centurium: a escola em jogo
- Nanci Rebouças Franco, UFBA / Brasil I ERÊ: Relações Étnico-Raciais na Educação

Dos projetos apresentados destaca-se:
Guerra Nunca Mais - alunos do 9.I - Uma peça de teatro trabalhada de forma transversal, em formato online, nas disciplinas de Português, Cidadania, Arte, entre outras; com ênfase no sucesso das aprendizagens através da arte;
Centurium: a escola em jogo - Desenvolvimento de um torneio, com representação da escola no campeonato nacional do Centurium, a decorrer na Braga Romana. Considerado pelos alunos diferenciador e uma mais-valia pelas dinâmicas lúdicas que levam à apropriação dos saberes;
Relações Étnico-Raciais na Educação - Projeto da Universidade Federal da Bahia | Brasil - trata as Relações Étnico-Raciais na Educação, debatendo a temática Étnico racial numa abordagem centrada na criança: a criança como sujeito de direito, aparece como palestrante na mesa e define o que, quando e como fala intercalando os momentos de fala com brincadeiras. Envolve crianças, estudantes, professores, investigadores e a sociedade civil.

Para saber mais: http://iceweb.org/ | https://www.centurium.pt/programa-educativo

Carolina Barrocas, Associada Individual da Animar