Projeto de inclusão social, Quero Ser Mais

23/03/2021 |
Projeto de inclusão social, Quero Ser Mais

Tortosendo garante continuação do trabalho pela inclusão social com aprovação de candidatura à 8ª geração do Programa Escolhas.

O Projeto de inclusão social, Quero Ser Mais, foi aprovado para a 8ª geração do Programa Escolhas. Trata-se de um projecto de continuidade a funcionar no Tortosendo desde 2010, que visa contribuir para a inclusão social de crianças e jovens de contextos mais vulneráveis proporcionando-lhes acesso a experiências enriquecedoras e vivências positivas, capazes de promover o desenvolvimento de competências pessoais e sociais que alavanquem o seu percurso de vida e aumentem a sua qualidade de vida.

O projeto estrutura-se em duas medidas: a primeira na área da Educação, Inclusão Digital, Formação e Qualificação, na qual nos propomos promover a melhoria dos resultados escolares, a diminuição do absentismo e abandono escolar, promover o desenvolvimento de competências facilitadoras do sucesso escolar; e a segunda na área da Dinamização Comunitária, Saúde, Participação e Cidadania, onde se ambiciona incentivar hábitos e estilos de vida saudáveis, promover o desenvolvimento de competências de cidadania, essenciais para a participação cívica e promover a diminuição de estereótipos étnicos e de território. Nesta última haverá um especial enfoque na área da saúde visando incutir hábitos de vida saudáveis na vida pessoal, familiar e comunitária já que é evidente a iliteracia nesta área e a sua importância para uma cidadania plena.

No que se refere à integração escolar, também ela essencial no projeto, destacamos a articulação estreita com as duas escolas frequentadas por crianças oriundas dos dois bairros sociais, onde se incluem crianças ciganas, introduzindo propostas pedagógicas inovadoras na senda de uma escola mais inclusiva e mais agradável para estudar, que consciencializam para o respeito pelo meio ambiente e sensibilizam a sociedade para os benefícios das atividades ao ar livre.

A estratégia para o desenvolvimento de competências cívicas, mas também pessoais e sociais, passa por colocar as crianças e jovens no centro das dinâmicas culturais, desportivas e artísticas da vila, em contacto com as instituições, coletivos de jovens e outras crianças e jovens de meios artísticos, desportivos e culturais de modo a proporcionar uma convivência positiva, essencial para a inclusão.

Perante o crescimento de movimentos ideológicos extremistas que levam ao ódio e à violência, o projeto prevê atividades específicas para trabalhar a igualdade e não discriminação junto dos diferentes públicos com quem se relacionam as crianças.

O Quero Ser Mais E8G é um projecto gerido pela CooLabora e promovido pelo Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto, que alargou a sua rede de parceiros e conta agora com o envolvimento de mais 11 entidades no consórcio.

São elas a AJT - Associação Jovem do Tortosendo; ACES Cova da Beira; AEBB - Associação Empresarial da Beira Baixa; CCATI - Centro de Convívio e Apoio à Terceira Idade do Tortosendo; CPCJ da Covilhã; Conservatório de Música das Covilhã; Junta de Freguesia do Tortosendo; Modatex - Centro de Formação Profissional da Indústria Têxtil, Vestuário, Confeção e Lanificios; Município da Covilhã; UBI - Universidade da Beira Interior; e Unidos Futebol Clube do Tortosendo.