A iniciativa visou fornecer uma perspetiva crítica alargada sobre os sistemas alimentares locais nas suas múltiplas dimensões, proporcionar informação que facilite a conceptualização de Sistemas Alimentares Locais (SAL), criação de uma linguagem conceptual comum e sensibilizar o poder político local através dos seus pares.
Participaram os seguintes oradores:
- Francisco Sarmento |FAO;
- João Almeida |consultor em alimentação sustentável;
- Rosário Oliveira |Instituto de Ciências Sociais (ICS)/U. de Lisboa
- Laura Rodrigues – |PSAE - CM Torres Vedras;
Moderação: Artur Cristóvão |UTAD
A abordagem de Francisco Sarmento, A Encruzilhada Sistémica traça dois cenários prováveis:
- Cenário 1 (negócios como sempre) avanços na digitalização, automação, biologia sintética e outras tecnologias que prometem acabar com as externalidades negativas – e as pessoas- do sistema alimentar;
- Cenário 2 – Alianças por sistemas alimentares territoriais sustentáveis; aliança, cada vez mais necessária é prioridade de curto e médio prazo em forma de políticas de alimentação locais que tem que ser construída com recursos e relações territoriais com base nas oportunidades e princípios de diversidade, agroecologia, direitos humanos, governança democrática e fluxos financeiros.
Seguiram-se, conforme programado, as seguintes intervenções:
- João Almeida, numa viagem pelo Mundo e por Portugal mostrou evidências da pegada ambiental, alterações climáticas, desperdício alimentar e da insustentabilidade dos sistemas alimentares. Mudar o rumo exige aumentar a eficiência da área agrícola, produzir de modo ambientalmente sustentável, simplificar a nossa alimentação, produzindo mais e melhor localmente.
- Rosário Oliveira, com um olhar crítico sobre a alimentação dos tempos atuais, apresentou soluções de futuro dos sistemas alimentares baseadas na triangulação da Paisagem Alimentar, Gestão do território e Planeamento alimentar.
- Laura Rodrigues – apresentou a experiência local do município de Torres Vedras, com a resposta à questão: como podem as autarquias impulsionar a construção de sistemas alimentares mais sustentáveis? O Programa Sustentabilidade Alimentação Escolar (PSAE), numa abordagem integrada desde a produção local ao consumo e implementação de hábitos alimentares saudáveis no âmbito da estratégia alimentar “Educar a Procura, promover Produtos Locais Sazonais de Qualidade e produzidos de forma Sustentável”
Carolina Barrocas