VI Encontro Intermunicipal do Voluntariado

18/12/2020 |
VI Encontro Intermunicipal do Voluntariado

O encontro decorreu sob o tema: "Respostas Locais ao Desafio Global do COVID-19: Sinergias entre os Bancos Locais de Voluntariado e a Sociedade Civil.

Decorreu no passado dia 18 de dezembro e abordou as questões das respostas locais ao desafio global do contexto pandémico. A sessão começou com uma breve introdução por parte da Confederação Portuguesa do Voluntariado, seguindo-se as apresentações das boas práticas de resposta aos desafios da pandemia.

Foram apresentados os seguintes projetos:

- Câmara Municipal de Cascais (Marta Osório) que evidenciou que cerca de 6% da população faz voluntariado (12.208) e apresentou o Centro Local de Voluntariado (CLV) da Câmara, os seus principais objetivos e os desafios sentidos durante a pandemia;

- Câmara Municipal de Guimarães (Ana Catarina Almeida), a Cruz Vermelha Portuguesa, e outros parceiros criaram um grupo de voluntários para cada CSIF e uma Plataforma Digital de Inscrição + BLV+ CVP+CNE, necessária também durante a pandemia para registar os vários voluntários e reorganizá-los adequadamente;

- Câmara Municipal de Lisboa (Paula Nobre) apresentou o Núcleo de Voluntariado – introdução da plataforma.

- Câmara Municipal de Torres Vedras (Ana Umbelino) apresentou a divisão dos 150 voluntários e quais as áreas dos diferentes projetos. Foi também reportado que durante a pandemia os voluntários continuaram a ajudar as pessoas com mais dificuldade sobretudo na distribuição de máscaras, e bens de primeira necessidade.

No momento de debate, ficaram claras as dificuldades que surgiram para as organizações mas também para os voluntários durante esse período da pandemia. Este foi um período onde se verificou um crescimento exponencial da necessidade de voluntariado, e simultaneamente é essencial a capacidade de adaptação constante a novas variáveis.