Workshop ‘Voluntariado e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável’

29/03/2021 |
Workshop ‘Voluntariado e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável’

Esta iniciativa teve como principal objetivo relacionar a prática do voluntariado e a sua contribuição para o alcance dos ODS. 

A Animar participou no Workshop ‘Voluntariado e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)’ organizado, no dia 24 de março, pela Confederação Portuguesa do Voluntariado. Esta iniciativa teve como principal objetivo relacionar a prática do voluntariado e a sua contribuição para o alcance dos ODS, dando exemplos, através de exercícios dinâmicos, de que forma cada cidadão e cidadã pode, individualmente, fazer a sua parte para que a Agenda 2030 tenha sucesso.

Após um enquadramento do tema, realçando que a Agenda 2030 e os 17 ODS são a visão comum para a Humanidade tendo por base os 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milénio, estabelecidos entre 2000 e 2015, foi promovida a reflexão em Grupos de Trabalho tendo por base orientadora a questão “como promover o voluntariado e os ODS em conjunto?“.

Recorde-se que os 17 ODS, aprovados por unanimidade por 193 Estados-membros da Organização das Nações Unidas, reflete-se numa agenda ambiciosa que aborda várias dimensões do desenvolvimento sustentável (social, económico, ambiental) e que promove a paz, a justiça e instituições eficazes.