A AJAP e os jovens agricultores em Portugal

Autores/as
José Firmino Brunhoso CordeiroSinopse
O presente trabalho pretende avaliar um passado para construir eventualmente uma nova forma de actuação no futuro no âmbito da instalação dos Jovens Agricultores, paralelamente objectiva demonstrar, o papel da AJAP – Associação dos Jovens Agricultores de Portugal - no rejuvenescimento do tecido empresarial agrícola nacional.
Editora
Edição do autorSobre
O exercício desenvolvido, assume particular interesse, pela necessidade premente de atrair jovens para o sector agrícola nacional, face ao envelhecimento acentuado da população agrícola portuguesa, ao crescente abandono de terras e subsequentes problemas, baixo nível de instrução e formação e uma reconhecida incipiente capacidade de inovação, factores restritivos do desenvolvimento do sector agrícola nacional. Constitui igualmente objecto de análise o papel, inúmeras vezes, inglório das organizações associativas do sector, particularizando-se a AJAP, cujo trabalho desenvolvido nem sempre é reconhecido pela sociedade em geral.
Subsiste a expectativa que a presente tese constitua um documento de interesse para os decisores e para todos que estejam ligados às políticas de desenvolvimento rural, particularmente, às que visam apoiar a fixação das novas gerações nas zonas rurais. Paralelamente, representa mais um apelo às camadas mais jovens da população portuguesa, relevando-se as linhas de actuação inscritas nas políticas europeias e nacionais, paralelamente objectiva demonstrar, o papel da AJAP – Associação dos Jovens Agricultores de Portugal - no rejuvenescimento do tecido empresarial agrícola nacional.