A AJAP e os jovens agricultores em Portugal

A AJAP e os jovens agricultores em Portugal

Autores/as

José Firmino Brunhoso Cordeiro

Sinopse

O presente trabalho pretende avaliar um passado para construir eventualmente uma nova forma de actuação no futuro no âmbito da instalação dos Jovens Agricultores, paralelamente objectiva demonstrar, o papel da AJAP – Associação dos Jovens Agricultores de Portugal - no rejuvenescimento do tecido empresarial agrícola nacional.

Editora

Edição do autor

Sobre

O exercício desenvolvido, assume particular interesse, pela necessidade premente de atrair jovens para o sector agrícola nacional, face ao envelhecimento acentuado da população agrícola portuguesa, ao crescente abandono de terras e subsequentes problemas, baixo nível de instrução e formação e uma reconhecida incipiente capacidade de inovação, factores restritivos do desenvolvimento do sector agrícola nacional. Constitui igualmente objecto de análise o papel, inúmeras vezes, inglório das organizações associativas do sector, particularizando-se a AJAP, cujo trabalho desenvolvido nem sempre é reconhecido pela sociedade em geral.

Subsiste a expectativa que a presente tese constitua um documento de interesse para os decisores e para todos que estejam ligados às políticas de desenvolvimento rural, particularmente, às que visam apoiar a fixação das novas gerações nas zonas rurais. Paralelamente, representa mais um apelo às camadas mais jovens da população portuguesa, relevando-se as linhas de actuação inscritas nas políticas europeias e nacionais, paralelamente objectiva demonstrar, o papel da AJAP – Associação dos Jovens Agricultores de Portugal - no rejuvenescimento do tecido empresarial agrícola nacional.

Data de edição

Janeiro, 2008

N.º de páginas

176

Suporte/Formato

Publicação

Um recurso da entidade

Edição de Autor - Edição de autor
Montemor-o-Novo

Classificado em

AgriculturaDesenvolvimento RuralEmpreendedorismo | Empregabilidade