Estratégia nacional para aIntegração de Pessoas Sem Abrigo - prevenção, intervenção e acompanhamento, 2009-2015

Estratégia nacional para aIntegração de Pessoas Sem Abrigo - prevenção, intervenção e acompanhamento, 2009-2015

Autores/as

Alto Comissariado para a Imigração e o Diálogo Intercultural

Sinopse

A necessidade de definir uma Estratégia Nacional, para a Integração de Pessoas Sem-Abrigo decorre, em primeiro lugar, da tomada de consciência da existência de um problema e da insuficiência de conhecimento actualizado sobre o mesmo.

Editora

ACIDI

Sobre

Em segundo lugar, do reconhecimento da deficiente resposta ao problema, resultante, em parte, da falta de articulação entre as intervenções existentes.

Por último, decorre também da necessidade de consensualizar um tipo de resposta que potencie os recursos existentes, públicos e privados, evitando a duplicação e sobreposição dos esforços e possíveis efeitos perversos, nomeadamente de manutenção e persistência do fenómeno.

A Estratégia corresponde a um conjunto de orientações gerais e compromissos das diferentes entidades, cuja operacionalização deve ser implementada a nível local, no âmbito das redes sociais locais (dos Conselhos Locais de Acção Social), com base em planos específicos e adequados às necessidades locais identificadas.

Este documento está estruturado em 4 partes.
• Identificação do Problema
• Apresentação da Estratégia
• Modelo de intervenção e Acompanhamento
• Implementação, Monitorização e Avaliação da Estratégia

Data de edição

Março, 2009

N.º de páginas

86

Suporte/Formato

Publicação

Um recurso da entidade

ACIDI - Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural
Lisboa

Classificado em

Migrações, Diversidade Cultural e InterculturalidadeExclusão Social e Luta Contra a PobrezaCoesão SocialDoutrinários/Políticos e Estratégicos