Recursos

Destaques
660 recursos encontrados

Empreendedorismo | Empregabilidade

Estudo alargado sobre o empreendedorismo em Portugal: conceito, experiências de microempreendedores,apoios ao microempreendedorismo em Portugal, boas práticas de microempreendedorismo na União Europeia, perspectivas para o microempreendedorismo.

INSCOOP - Instituto António Sérgio do Sector Cooperativo
Lisboa
Economia Social e Solidária
Migrações, Diversidade Cultural e Interculturalidade

A série da OCDE Making Integration Work resume, de uma forma não técnica, as principais questões que envolvem a integração dos imigrantes e seus filhos nos países de acolhimento. Cada volume apresenta uma política concreta juntamente com exemplos de apoio de boas práticas, comparando estruturas de política de integração em diferentes países da OCDE.

Este quarto volume explora a integração de jovens com pais migrantes, um grupo diversificado e crescente de jovens na OCDE.

OCDE - Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico
Lisboa
Feminismo
Intervenção Comunitária

A eliminação dos estereótipos é assumida como preocupação central da ENIND, orientando as medidas inscritas nos três Planos de Ação que dela decorrem.

 

A ENIND marcou um novo ciclo programático que teve início em 2018, alinhado temporal e substantivamente com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Apoia-se em três Planos de Ação em matéria de não discriminação em razão do sexo e de igualdade entre mulheres e homens (IMH), de prevenção e combate a todas as formas de violência contra as mulheres, violência de género e violência doméstica (VMVD), e de combate à discriminação em razão da orientação sexual, identidade e expressão de género, e características sexuais (OIEC).

CIG - Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género
Lisboa
Laboral/Sindical
Economia e Gestão

Este Guia tem por objetivo fornecer recomendações práticas e exequíveis para um teletrabalho eficaz, que são passíveis de ser aplicadas a um vasto leque de intervenientes; apoiar decisores na atualização de políticas já existentes; e proporcionar um referencial flexível através do qual tanto as empresas privadas como as organizações do setor público possam desenvolver ou atualizar as suas próprias políticas e práticas de teletrabalho.

Organização Internacional do Trabalho
Lisboa
Economia Social e Solidária
Desenvolvimento Local

Este livro de cariz pedagógico trata, sobretudo, do programa e do desenvolvimento dos conteúdos da unidade curricular mencionada, de regime semestral e de caráter opcional, lecionada no segundo semestre letivo do referido Curso de 2º Ciclo.

Universidade do Minho
Braga
Intervenção Comunitária
Cidadania e Participação

Guião da Formação sobre Direitos humanos no envelhecimento e na saúde mental, realizado pela Fundação Vasco Vieira de Almeida.

EAPN Portugal - Rede Europeia Anti-Pobreza
Porto
Intervenção Comunitária
Cidadania e Participação

As crises, os tempos convulsos, os momentos de espanto, as situações de perplexidade coletiva, as vontades de agir têm mil lados... Este trabalho coletivo do Centro de Estudos Sociais (CES) tem apenas nvestigadoras e investigadores de diferentes áreas e perspetivas das ciências sociais e humanas assumiram o convite para reagir ao embate pessoal, cívico, político e intelectual da pandemia, elegendo temas que constituem problemas e desafios dos tempos que vivemos e justificam a construção de alternativas. Fizeram-no em vista dos seus trabalhos de investigação, dos seus contextos de trabalho, do seu impulso mais imediato ou, enfim, das suas preocupações mais sentidas.

CES - Centro de Estudos Sociais Universidade de Coimbra
Coimbra
Intervenção Comunitária
Cidadania e Participação

O relatório anual Portugal, Balanço Social visa traçar um retrato socioeconómico das famílias portuguesas e facultar uma base de discussão transversal sobre as situações de pobreza e exclusão social no país. O documento descreve estas sitruações em relação ao rendimento, mas aborda também as diferenças de situação laboral, acesso à educação e saúde, condições de habitação e participação social e política.
 

Nova SBE DSKC
Lisboa
Intervenção Comunitária
Ordenamento do Território

Este Caderno procura refletir sobre o surgimento de uma nova crise habitacional em Portugal, discutindo as transformações que ligam a financeirização da habitação, as novas rentabilidades no sector da habitação e os seus impactos no agravamento das desigualdades em Portugal.

CES - Centro de Estudos Sociais Universidade de Coimbra
Coimbra
Intervenção Comunitária
Coesão Social

As consequências socioeconómicas da pandemia COVID-19 não configuram uma simples tradução de um perigo natural que a todos afeta, mas sim o resultado de um conjunto de riscos socialmente construídos e potenciados. Mesmo quando têm origens naturais, os riscos manifestam-se na esfera social, económica e política assimetricamente.

CoLABOR - Laboratório Colaborativo para o Trabalho, Emprego e Proteção Socia
Lisboa
Ambiente e Ecologia

Guia das espécies exóticas e invasoras dos ecossistemas de água doce e dos estuários da Península Ibérica

Edição de autor
Montemor-o-Novo
Migrações, Diversidade Cultural e Interculturalidade
Cidadania e Participação

Dados estatísticos relativos à imagração no espaço comunitário.

Gabinete de Estatísticas da União Europeia
Lisboa
Cidadania e Participação
Direito

O Estatuto do Maior Acompanhado explicado em termos compreensiveis ao cidadão comum.

EAPN Portugal - Rede Europeia Anti-Pobreza
Porto
Exclusão Social e Luta Contra a Pobreza
Desenvolvimento

Dados provisórios de um inquérito sobre o risco de pobreza e as desigualdades sociais de 2019 a 2020.

EAPN Portugal - Rede Europeia Anti-Pobreza
Porto
Feminismo
Igualdade de Género

2ResumoNeste trabalho pretende-se averiguar o porquê de não existirem mais mulheres nos lugares de topo e na liderança das organizações, apesar de estarmos em pleno séc. XXI, da tão falada igualdade entre mulheres e homens e de existir uma percentagem bem superior de licenciaturas ao nível do universofeminino.

UAL - Universidade Autónoma de Lisboa
Lisboa
Saúde

Este estudo visou compreender o impacto da pandemia de COVID-19 nas Instituições Particularesde Solidariedade Social e nos seusutentes.

CNIS - Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade
Porto
Saúde

Um conjunto de pessoas falam, reflectem e dão estemunho sobre a circunstância de estarem confinadas e terem as suas vidas como que suspensas.

ISCTE - Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa
Economia Social e Solidária
Igualdade de Género

Estudo realizado pela REAS Red de Redes, com o objectivo de dar a conhecer o perfil de competências das mulheres que empreendem, trabalhan, colaboram ou lideram empresas da Economia Social e Solidaria (ESS) no estado Espanhol.

RIPESS Europe – Solidarity Economy Europe
Bruxelas