REDECOOL Emprego-Açores

O projeto REDECOOL tem por objetivo fomentar, durante o período de 13 meses, a integração laboral de jovens (com idade inferior a 30 anos) em situação de desemprego, fragilidade social ou precariedade económica. Durante os meses de julho e agosto de 2015 o Núcleo REDECOOL Açores continuou a acompanhar os jovens que após o período de formação certificada pretenderam integrar no projeto.

Financiado pelo Programa Cidadania Ativa – EEA GRANTS – e promovido pela Animar e pela CASES, o projeto REDECOOL tem por objetivo fomentar, durante o período de 13 meses, a integração laboral de jovens (com idade inferior a 30 anos) em situação de desemprego, fragilidade social ou precariedade económica.

Durante os meses de julho e agosto de 2015 o Núcleo REDECOOL Açores continuou a acompanhar os jovens que após o período de formação certificada pretenderam integrar no projeto.

Assim, durante estes 2 meses os jovens frequentaram um Workshop de Arte Urbana e Cultura, que objetivava estimular a criatividade dos jovens, bem como transmitir, informalmente, competências como a organização, o trabalho em equipa, a responsabilidade e a um nível mais pessoal a motivação e auto-confiança.

Seguiu-se um Atelier da Criatividade Territorial, que contou com a participação de diversos intervenientes, que abordaram temas como a complementaridade de produtos e serviços através da metodologia das redes colaborativas, a identidade e cultura açorianas enquanto produtos para o desenvolvimento de negócios, a transformação e reciclagem de produtos e a observação e comparação dos meios rural e urbano (possibilidades de negócio e diferenças entre os tipos de clientes).

Na última semana do mês de julho alguns dos jovens realizaram um pequeno estágio nas organizações da Rede de Economia Solidária dos Açores, durante o qual tiveram a oportunidade não apenas de demonstrar as suas capacidades, como também de começar a estabelecer contacto com pessoas fora dos seus círculos sociais habituais e simultaneamente de aumentar a sua auto-confiança e motivação para uma mudança de vida.

Este mês foi ainda marcado pelo apoio na estruturação da candidatura de um projeto de um dos jovens que integrou este Núcleo ao Programa Põe-te em Cena (Direção Regional da Juventude), que tendo sido aprovada permitirá a realização de um festival, no início de setembro de 2015, e a posterior obtenção de verbas para que um grupo de jovens dê início a uma Associação de desenvolvimento cultural e social no concelho da Lagoa, ilha de São Miguel.

Dois dos jovens viram ainda confirmada a sua integração em Escolas Profissionais, prosseguindo assim com a aposta no aumento das suas qualificações e competências técnicas.

Ao longo do mês de agosto os jovens tem estado a ser acompanhados de um modo mais individualizado no sentido de os preparar para a integração em programas de apoio à contratação em vigor na Região Açores, como é o caso do PROSA e do Estagiar T.

As próximas ações do Núcleo REDECOOL Açores centrar-se-ão na continuidade do apoio aos jovens visando a sua empregabilidade, quer através do trabalho por conta de outrem, quer no desenvolvimento de atividades que lhes permitam obtenção de rendimento próprio.

Dar-se-á também início à preparação de um evento que funcione como uma mostra das competências dos jovens açorianos, que servirá de base à criação de uma rede colaborativa local e regional de jovens.