A responsabilidade das organizações durante e após a pandemia

25/11/2021 |

A EAPN Portugal e a OIT Lisboa promovem uma jornada de reflexão com a sociedade civil, sobre o papel da RSO no contexto de três importantes “instrumentos de referência” no que respeita ao combate à pobreza, à desigualdade, à dignificação do trabalho e sobretudo à capacidade de fazer face a um mundo pós-pandemia: a Agenda 2030; o PSE e o PRR.

A responsabilidade social das organizações não pode ser apenas uma visão filantrópica, mais ou menos consubstanciada em donativos caritativos e projetos altruístas. A verdadeira responsabilidade social está relacionada com a forma como as organizações garantem a sua utilidade social para os grupos envolvidos na sua atividade económica e, acima de tudo, como pode reduzir os impactos negativos (a todos os níveis) que podem resultar da sua atividade.

Numa época em que enfrentamos uma pandemia, com todos os impactos que daí decorrem no mundo laboral, económico e social é urgente refletir sobre o papel do mundo do trabalho no futuro pós-pandemia.

Esta iniciativa terá a parceria do SOCIUS - Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações do ISEG da Universidade de Lisboa.