Campanha Oikos contra o Tráfico de Seres Humanos

30/07/2021 |

 

Amanhã, 30 de Julho, é Dia Mundial contra o Tráfico de Seres Humanos e a Oikos vai lançar uma campanha de sensibilização e prevenção dirigida à população em geral.

 

Por ano são traficadas cerca de 25 milhões de pessoas em todo o mundo, incluindo Portugal. Mulheres e raparigas são traficadas para exploração sexual, homens maioritariamente para exploração laboral e crianças escravizadas, exploradas sexualmente ou obrigadas a casamentos forçados.

A informação é uma das melhores armas para combater o tráfico de pessoas e por isso o objetivo da Oikos, através desta Campanha, é alertar, informar e consciencializar jovens e adultos para esta problemática. Este é um fenómeno que, apesar de real e próximo das pessoas, é ainda desconhecido e invisível para a maioria.

A campanha promovida em especial para assinalar a data de 30 Julho assenta em duas iniciativas:

- Divulgação nos ecrãs de todos os autocarros dos Transportes Urbanos de Braga (onde a Oikos tem a sua delegação Norte), no período 30 de julho a 15 de Agosto;

- Divulgação online, no website e redes sociais da Oikos e entidades parceiras, de um vídeo produzido pela Oikos com várias informações sobre o tema - alusão aos diferentes tipos de exploração, perfil dos traficantes, estratégias de recrutamento de vítimas, e contactos para denúncias e apoio a vítimas.

Link principal da notícia completa sobre esta iniciativa:
https://www.oikos.pt/pt/noticias/item/2729-o-tr%C3%A1fico-de-pessoas-existe-e-pode-estar-mais-pr%C3%B3ximo-de-si-do-que-imagina

Links do vídeo de sensibilização:
Vídeo facebook: https://www.facebook.com/watch/?v=1214160202329232
Vídeo Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=2vG45HsNM8U

Apartir de amanhã, às 10h00, o vídeo estará também no Facebook e facilmente partilhável.