Evento de Lançamento da Exposição "Mostra ODS - transformando o mundo"_20 de Julho | Oikos

20/07/2022 |

 

A Oikos - Cooperação e Desenvolvimento vai realizar o Evento de Lançamento da Exposição "Mostra ODS - transformando o mundo" que será realizado no próximo dia 20 de julho, pelas 15h, nas instalações do Museu D. Diogo de Sousa (Braga).

 

O evento contará com a participação da Sr.ª Vereadora da Educação, Inovação e Coesão Social da Câmara Municipal de Braga, Dr.ª Carla Sepúlveda, e com representantes da Oikos responsáveis pelo Projeto "Mostra ODS - Transforma o Mundo".

Mostra ODS: transformando o mundo - Sinopse
A exposição “Mostra ODS: transformando o mundo” é produto de um projeto com o mesmo nome dinamizado pela Oikos – Cooperação e Desenvolvimento e apoiado pelo Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, IP.

Foi criada com o propósito de reforçar a informação junto dos diferentes setores da sociedade civil relativamente aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e, consequentemente, contribuir para concretização dos mesmos através da sensibilização e consciencialização da opinião pública.

A Mostra, cuja temática geral são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), é constituída por 4 conjuntos de 11 painéis, que no seu todo (44 painéis), abordam 4 linhas temáticas diferentes: 1. “Pobreza”, 2. “Género”, 3. “Alterações climáticas” (temáticas dirigidas ao público em geral) e 4. “Os ODS vão à escola” exposição alusiva aos diferentes ODS na sua globalidade, concebida, em termos de conteúdos, linguagem e estratégia de comunicação, para crianças.

Esta Mostra surge no âmbito do trabalho que a Oikos tem desenvolvido na área da Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global, entendida como (in)formação, sensibilização e motivação da sociedade civil para agir.
Pode ser potenciada através da utilização, em contexto educativo/formativo, de materiais pedagógicos já produzidos pela Oikos no âmbito de projetos anteriores, designadamente, através da utilização dos Kits ODS (material pedagógico de sensibilização e formação sobre a temática dos ODS, pronto a utilizar por professores/formadores e respetivos alunos, organizado em duas versões diferentes - 1o & 2o Ciclos do Ensino Básico e 3o Ciclo do Ensino Básico & Ensino Secundário).

Está prevista a apresentação da “Mostra ODS: transformando o mundo” a nível nacional (Portugal continental e ilhas), através da colaboração com diferentes Autarquias e do recurso a meios digitais de grande efeito multiplicador.
Braga, local onde se encontra instalada a delegação Norte da Oikos, é a cidade onde terá lugar o lançamento oficial da Exposição, através do apoio e colaboração do Município de Braga.

Após esta primeira fase de inaugurações, estabelecimentos de ensino, grupos, associações, bibliotecas, entre outros, poderão requisitar à Oikos os painéis que constituem a Mostra, para exposição nas suas instalações.