Formação POWERPOOR para Apoiantes e Mentores de Energia | 11, 14 e 17 novembro 2022 | Coopérnico

11/11/2022 |

Sabe o que significa pobreza energética? Tem noção de como a podemos combater? É importante para si ou para a sua instituição conhecer o que temos para oferecer?

 

A Coopérnico vai realizar uma nova formação POWERPOOR para Apoiantes e Mentores de Energia, já este mês, em novembro. A formação terá uma componente para Apoiantes de Energia, nos dias 11/11 (de manhã) e 14/11 (de tarde), e um módulo adicional para Mentores de Comunidades de Energia no dia 17/11 (de manhã).

A Coopérnico – uma cooperativa portuguesa de energias renováveis – está a formar uma rede nacional de Apoiantes e Mentores de Energia, ao abrigo do projeto europeu POWERPOOR, que tem por objetivo EMPODERAR as famílias que se encontram em situação de Pobreza Energética.

Empoderar os cidadãos mais vulneráveis ou em pobreza energética é ajudá-los a compreender as suas faturas de energia, informá-los sobre as diferentes tarifas de eletricidade e o que afeta os consumos de energia nas suas casas, bem como comunicar que apoios financeiros estão disponíveis. Com o recurso a ferramentas criadas no âmbito do POWERPOOR e os conhecimentos adquiridos nas formações, os Apoiantes e Mentores de Energia poderão identificar os cidadãos em pobreza energética e sugerir:
- ALTERAÇÕES COMPORTAMENTAIS no seu consumo energético;
- MEDIDAS DE MELHORIA de eficiência energética para as suas habitações, de baixo valor.

Esta iniciativa pretende tornar um cidadão em pobreza energética num consumidor informado, indo até ao ponto, se for o caso, de o tornar um prossumidor (produtor/consumidor).

O Mentor de Energia tem um trabalho mais específico que o Apoiante, pois além de ser formado para gerir um espaço de atendimento à comunidade, poderá também dar apoio na criação de uma cooperativa/comunidade de energia ou, ainda, na procura de esquemas de financiamento inovadores coletivos, como o crowdfunding.

Esta rede de Apoiantes e Mentores de Energia integra tanto cidadãos comuns, numa atitude voluntária, como técnicas(os) de instituições enraizadas no território que conhecem a sua comunidade e, consequentemente, as suas especificidades.

Faça connosco a formação POWERPOOR. Conheça o programa AQUI e inscreva-se aqui.

Receba ajuda para o estabelecimento de um Gabinete Local de Apoio à Pobreza Energética na sua instituição.

Se for uma Câmara Municipal, considere o nosso apoio técnico na reformulação ou elaboração dos seus Planos de Ação para a Energia Sustentável e o Clima (PAESC), para que se integrem nos mesmos ações de mitigação da Pobreza Energética.

Indique-nos aqui se pretende receber o Boletim Informativo nacional POWERPOOR.

Contacte-nos para saber o que mais temos para oferecer através do powerpoor@coopernico.org.