Webinar "O papel das Presidências do Conselho da UE no Desenvolvimento das relações com África"

24/06/2021 |

No programa conjunto apresentado em junho de 2020 e com a perspetiva da realização da Cimeira UA-UE no horizonte – inicialmente prevista para outubro de 2020 –, o atual Trio de Presidências do Conselho da UE (Alemanha, Portugal e Eslovénia) assumia como prioritário trabalhar para “desenvolvimento das relações e cooperação” com África.

 

Em virtude do forte sinal político dado pela atual Comissão Europeia por altura da primeira deslocação internacional após a tomada de posse (a Adis Abeba, sede da União Africana), o encontro tem sido encarado com bastante expectativa do lado europeu. Contudo, perante o agravamento da pandemia de Covid-19, a Cimeira de Chefes de Estado e de Governo dos dois continentes acabou adiado e o processo de construção de uma nova Estratégia Conjunta teve, forçosamente, de se adaptar às novas circunstâncias.

O processo que se esperava poder estar finalizado no final de 2020, com a adoção de uma nova Estratégia Conjunta África-UE, ganhou vida além do atual Trio de Presidências – com a previsão de que a Cimeira UA-UE aconteça no início de 2022, altura em que a presidência rotativa do Conselho da UE será ocupada por França. Por isso mesmo, num momento de passagem de pasta entre a Presidência Portuguesa e a Presidência Eslovena, importa fazer um balanço do caminho percorrido até agora. Este é um dos principais objetivos do Webinar “O papel das Presidências do Conselho da UE no Desenvolvimento das relações com África”, que vai também procurar discutir sobre o papel que as próximas Presidências poderão ter na conclusão do processo em curso.

O evento organizado no quadro do projeto “Por uma Europa aberta, justa e sustentável no mundo" decorrerá online no dia 24 de junho, das 10h00 às 12h00 (GMt+1), e terá interpretação simultânea para Português, Inglês e Francês.

Programa completo e inscrições até ao dia 22 de junho AQUI
Na sequência da inscrição receberá no seu email, no dia anterior ao evento, a hiperligação através da qual poderá assistir à sessão.