header mobile

1º Encontro Nacional

Votação deste artigo: 0 Votos
A Animar, a ADC Moura e o ICE realizam o 1º Encontro Nacional do projecto ASAS.

 

 

Amanhã, dia 31 de Maio, vai ter lugar em Santarém o 1º Encontro Nacional – Aldeias Sustentáveis e Activas. Esta iniciativa é organizada pela Animar - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local, pela Associação para o Desenvolvimento do Concelho de Moura e pelo Instituto das Comunidades Educativas, a parceria constituída para desenvolver o projecto ASAS – Aldeias Sustentáveis e Activas.

Em debate estará a situação actual nas aldeias em situação de despovoamento e debilidade económica e social, com o objectivo de projectar propostas para a intervenção futura. Confirmaram já presença cerca de 70 pessoas, de vários pontos do país e áreas de interesse (quer do ponto de vista da intervenção no terreno, quer do ponto de vista académico). Entre as cerca de 30 organizações representadas, contam-se associações de desenvolvimento local, órgãos do poder local, organismos públicos, organizações de cariz social e outras.

Em concreto, no Encontro serão lançadas as primeiras bases para o “Programa Mínimo de Revitalização de Aldeia”, um dos resultados da execução deste projecto e que constituirá uma proposta política, gerada a partir da experiência e contributos de diversas entidades, para ultrapassar as dificuldades hoje sentidas em grande parte dos territórios rurais do país e as suas comunidades.

O Programa do Encontro, que enviamos em anexo, conta com a presença, entre outros, de José Veiga (DRAP Alentejo), João Cordovil (especialista em assuntos relacionados com o rural) e Elisabete Matos (Vice-Presidente da ANAFRE), sendo o debate inicial animado pelo jornalista Fernando Alves.

O projecto ASAS – Aldeias Sustentáveis e Activas, desenvolvido por uma parceria constituída pela Animar - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local, a Associação para o Desenvolvimento do Concelho de Moura e o Instituto das Comunidades Educativas, é uma iniciativa comunitária promovida pelo Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território e cofinanciada pelo FEADER, no âmbito do Programa da Rede Rural Nacional.

30 de Maio de 2012

Para declarações e mais informações:
Rogério Roque Amaro – 21.952.74.50
Rui D’Espiney – 91.969.36.80

 

Redes e Parcerias

Parceiro1 CasesParceiro2 RipessParceiro3 CNESParceiro4 ComunaCarta Portuguesa para a Diversidade

Financiado Por

financiadores01financiadores02financiadores03financiadores04