CCP

CCP - Confederação do Comércio e Serviços de Portugal

A CCP, na origem Confederação do Comércio Português, foi criada em 1976 como resultado do movimento associativo surgido após o 25 de Abril.

Com a extinção das estruturas corporativas, constituiram-se livremente, e em número significativo, um conjunto de associações patronais, muitas das quais aproveitando a organização dos grémios anteriormente existentes.

Face a esta evolução, era imperiosa a constituição de estruturas que aglutinassem os vários sectores e regiões na defesa de interesses comuns.

O modelo adoptado no comércio assentou na distinção clássica entre grossistas e retalhistas, sendo criadas a Federação do Comércio Grossista Português (FCGP) e a Federação do Comércio Retalhista Português (FCRP) que filiariam directamente as associações patronais respectivas.

A CCP, enquanto estrutura de cúpula de todo o movimento associativo do comércio e serviços, agruparia as duas Federações referidas e um conjunto de associações de serviços que, acompanhando a crescente terciarização da economia, aí encontraram a estrutura por excelência para a representação dos seus interesses.

Av. Dom Vasco da Gama, 29

1449-032 Lisboa

Concelhos de intervenção

  • Âmbito nacional

Recursos

Ordenamento do Território
Autoria: EY-AM&A | Paulo Madruga (coordenação), Ana Cristina da Silva e João Mota (consultores)
Edição: CCP – Confederação do Comércio e Serviços de Portugal e Fórum dos Serviços
Ano: 2018
Donwloads disponíveis