header mobile

ADRL tem nova direcção

Votação deste artigo: 0 Votos
 

A ADRL – Associação de Desenvolvimento Rural de Lafões elegeu, no passado dia 21, novos órgãos sociais para o próximo triénio.
Pela primeira vez escrevo com total distância formal desta associação mas com a mesma proximidade afectiva de sempre.
A ela estive ligada desde a sua fundação em 1993, com um grupo de colegas e amigos/amigas muito envolvidos no desenvolvimento da região, que viram na constituição de uma associação uma forma de articular e organizar a participação de pessoas, associações, cooperativas, empresas e autarquias em processos de desenvolvimento sustentável da região que lhe dá o nome.
Após convite para integrar a associação dirigido à CM de Vouzela, então liderada pelo professor Paulo Figueiredo, vir recusado, segundo acta da reunião do executivo camarário, por o município não estar vocacionado para integrar associações de desenvolvimento local, entendemos não dirigir convite aos restantes municípios da região.
Podemos, a esta distância, afirmar com orgulho, que se trata de iniciativa verdadeiramente cidadã, que não é dominada por qualquer poder partidário ou religioso apesar de alguns dos seus dirigentes serem assumidamente religiosos ou militantes partidários. A ADRL conseguiu ao longo destes 24 anos, quase a fazer boas de prata, manter a sua total independência face a todos os poderes instituídos.
Esta capacidade de se manter independente foi à custa de muito trabalho e por vezes sacrifícios de todos os/as dirigentes e trabalhadores/as. Os caminhos da independência nunca foram fáceis de percorrer, sempre foram difíceis, mas são os únicos se queremos pensar e decidir em liberdade.
O primeiro grande projecto foi a elaboração do dossier para o reconhecimento da Vitela de Lafões como IGP – Indicação Geográfica Protegida. Um trabalho totalmente voluntário feito pela equipa da direcção. Foi trabalho que deu prestígio nacional à associação e que terminou com o reconhecimento a nível europeu da Vitela de Lafões como IGP. Nesse mesmo ano instalou-se no Edifício Conde Ferreira em Vouzela, em espaço cedido pela Junta de Freguesia. Consegui adquirir material de escritório, equipamento informático e apoio para contratação de pessoal com apoios de programas comunitários.
Daí para cá não parou de crescer e de diversificar a sua actividade. Em 1995 fez a primeira Feira de Lafões. A primeira de 9, que decorreram rotativamente pelos três municípios com apoio logístico das respectivas autarquias. Foi um êxito que muitos/as recordam com saudade.
O ano de 1999 é marco na intervenção no sector florestal. É criada, pela ADRL, a primeira equipa de Sapadores Florestais a nível nacional.
À medida que foi diversificando a sua actividade foi apoiando a separação de algumas delas em organizações autónomas. São disso exemplo a associação VERDELAFÕES, a Cooperativa Ventosa Artesanal e a Cooperativa 3 Serras.
Criou e mantém gabinete permanente de apoio aos agricultores e produtores pecuários.
Pelo meio milhares de iniciativas, algumas através de parcerias com outras entidades locais, regionais, nacionais e estrangeiras.
A Iniciativa Comunitária EQUAL foi grande marca. Deste projecto europeu resultou intensa aprendizagem, valiosos produtos imateriais mas também a construção do CADI – Centro de Apoio ao Desenvolvimento da Infância em Rebordinho, Campia. Ali a ADRL investiu cerca de 300 mil euros do FSE. Em Portugal só houve, nessa altura 3 projectos a nível nacional financiados por este fundo.
Com altos e baixos, como a vida, a ADRL continua a fazer jus a este legado, com 12 postos de trabalho que mantém e com equipa renovada vinda dos três concelhos.
A história da ADRL merece ser contada, espero um dia contribuir para isso, mas uma coisa é certa, foi feita com muitos afectos, muito trabalho, muita participação de muitas pessoas que por lá passaram.
À nova equipa desejo os maiores êxitos neste caminho!

Maria do Carmo Bica
25/1/2017

Recomendamos

Redes e Parcerias

Parceiro1 CasesParceiro2 RipessParceiro3 CNESParceiro4 ComunaCarta Portuguesa para a Diversidade

Financiado Por

financiadores01financiadores02financiadores03financiadores04