header mobile

Valorização do Interior em debate (Alto Alentejo, 30/11/2016)

0 5

Votação deste artigo: 0 Votos

Portalegre acolheu, entre sexta e sábado, o IV Fórum do Interior, uma organização da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local (Animar), da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) e da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA). O Fórum, subordinado à "Valorização do Interior: A Cooperação para a Sustentabilidade Integrada", decorreu no auditório da ESECS e envolveu a discussão de temas como os "Sectores estratégicos da economia na vida das populações do interior” e ainda a apresentação do Programa Nacional para a Coesão Territorial. No sábado os grupos de trabalho envolveram-se na abordagem a temas como a cooperação transfronteiriça, a atractividade territorial e a relação urbano e rural. Foi acima de tudo uma jornada de trabalho e discussão sobre as vicissitudes e potencialidades do mundo rural, uma iniciativa que a ESECS acolheu «com orgulho» uma vez que «contribui para colocar na agenda nacional a questão do desenvolvimento do interior», como referiu Abílio Amiguinho, na sessão de abertura do Fórum.
Ladeado por Marco Domingues, presidente da direcção da Animar, o professor, que representou Luís Cardoso, referiu ainda que a nossa região «bem precisa de novos ventos» e «políticas públicas» para que o território não dependa apenas da forma «abnegada e quase militante» como alguns se têm dedicado ao seu desenvolvimento.
Também na sessão de abertura, Marco Domingues se mostrou entusiasmado com a realização de mais um Fórum, mas lamentou os vários "D´s" que têm contribuído para o estado actual do mundo rural, nomeadamente o despovoamento, o desequilíbrio (entre litoral e interior), o deficit de investimento e cooperação, e ainda a desunião, «as dificuldades que existem em criar rede ou pensamento comum».

 

Recomendamos

Financiado Por

financiadores02financiadores03financiadores04

Redes e Parcerias

Parceiro1 CasesParceiro2 RipessParceiro3 CNESParceiro4 ComunaCarta Portuguesa para a Diversidade