header mobile

´Cidadania em Portugal´ passa, hoje, por Gouveia (Notícias de Gouveia, 10/1/2017)

0 5

Votação deste artigo: 0 Votos

O Roteiro 'Cidadania em Portugal' vai passar hoje, dia 10 de janeiro, por Gouveia. "Desafiar as redes e as comunidades locais de todo o país a uma viagem de descoberta, reflexão e ação sobre cidadania e participação cívica" é o mote para este Roteiro, que teve início no passado dia 24 de outubro – Dia Municipal para a Igualdade – e que vai percorrer todo o país, até ao dia 30 de junho de 2017. Durante este período, a equipa do projeto está a percorrer o país numa carrinha, devidamente equipada com recursos lúdico-pedagógicos, para apoiar a dinamização de atividades propostas por redes locais. É objetivo do Roteiro "convidar as comunidades a conhecer bons exemplos de cidadania, ao mesmo tempo que estimula a reflexão sobre o combate às desigualdades ou discriminações".
Esta iniciativa do Governo, em parceria com a ANIMAR - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local, conta com a participação de mais de uma centena de municípios de Portugal continental e regiões autónomas.
A rede de parcerias envolve ainda autarquias, organismos da administração pública, organizações da Economia Social e Solidária e outras entidades, tais como a ACAPO, Federação Portuguesa de Surdos, RUTIS, Fundação Maria Rosa/ComParte, entre outros.
Depois de ontem ter visitado o vizinho concelho de Seia, hoje, dia 10 de janeiro, o Roteiro 'Cidadania em Portugal' passa por Gouveia.
`Educação para a Cidadania e Instituições Eficazes e Inclusivas/Participação e Democracia Local' é a temática da iniciativa que irá decorrer no Instituto de Gouveia - Escola Profissional, entre as 10.00 e as 12.00 horas, contando com uma visita à carrinha do Roteiro e uma sessão participativa.
Paralelamente, na Escola Secundária de Gouveia, num horário mais alargado, haverá uma dinâmica participativa e uma conversa dos alunos com a direção da escola sobre propostas para a melhoria do sistema de ensino, ambas subordinadas ao tema 'Educação para a Cidadania/ComParte e Educação no Roteiro'. No mesmo estabelecimento de ensino decorrerá também uma sessão de partilha intergeracional tendo como tema a 'Educação para a Cidadania'.

Paulo Prata
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Recomendamos

Financiado Por

financiadores02financiadores03financiadores04

Redes e Parcerias

Parceiro1 CasesParceiro2 RipessParceiro3 CNESParceiro4 ComunaCarta Portuguesa para a Diversidade