header mobile

Roteiro do projeto Cidadania Portugal (Notícias de Vila Real, 18/1/2017)

0 5

Votação deste artigo: 0 Votos

Mesão Frio recebeu a ação de sensibilização «Cidadania em Portugal», uma iniciativa promovida pela Secretaria de Estado para a Cidadania e a Igualdade e pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local - ANIMAR. O roteiro, que abrange também o município de Mesão Frio, pretende desafiar as redes sociais e as comunidades locais de todo o país, numa viagem de descoberta, de reflexão e de ação sobre a cidadania e a participação cívica.
No âmbito da data em que se assinalam os 40 anos de poder local democrático, decorreu no salão nobre da Câmara Municipal de Mesão Frio, uma sessão que contou com a presença do presidente da autarquia, Alberto Pereira, a quem os alunos do ensino secundário do Agrupamento de Escolas Prof. António da Natividade puderam colocar todas as questões relacionadas com o exercício das suas funções, com a democracia e com o poder local autárquico.
O edil, por sua vez, estabeleceu um diálogo intimista com os jovens cidadãos, desafiando-os a comparecerem nas assembleias municipais e nas reuniões do executivo para, desta forma, ficarem a compreender melhor, como funcionam os órgãos autárquicos. À sessão compareceram também os técnicos da Câmara Municipal, da equipa deste projeto e a diretora do agrupamento de escolas, Aldina Pereira.
Depois, as atividades tiveram lugar no lar novo da Santa Casa da Misericórdia de Mesão Frio, com um debate sob o mote «Dar voz à terceira idade».
Os utentes desta IPSS que aceitaram participar, foram divididos em cinco grupos, cada um com um representante, que ajudou a dinamizar as diferentes opiniôes. Foram debatidos temas como a sexualidade, a participação ativa na comunidade, os maus-tratos, o processo de institucionalização e os sonhos.
Estimular a reflexão sobre o combate às desigualdades ou discriminações, é fundamentalmente, a finalidade deste projeto, que dispõe de uma viatura equipada com recursos lúdico-pedagógicos e que continuará a percorrer as localidades do país, até 17 de junho.

 

Recomendamos

Financiado Por

financiadores02financiadores03financiadores04

Redes e Parcerias

Parceiro1 CasesParceiro2 RipessParceiro3 CNESParceiro4 ComunaCarta Portuguesa para a Diversidade