header mobile

Mostra divulga projeto sobre envelhecimento (Diário do Minho, 5/10/2018)

0 5

Votação deste artigo: 0 Votos

A exposição alusiva ao aniversário do Projeto Bem Envelhecer teve o seu momento oficial de abertura no Centro Comercial Nova Arcada, onde estará patente ao público até dia 15 de outubro.
O projeto “Bem Envelhecer” celebra, este mês, 10 anos de existência e pretende-se celebrar a sua continuidade e consequentemente o seu sucesso, através de uma exposição fotográfica intitulada “10 Anos de Bem Envelhecer”, promovida pela Fundação Bonfim, Casa do Areal /Fundo Social Município de Braga e Centro Social e Paroquial de S. Victor, com a parceria do Nova Arcada, IKEA e Clínica Sorriso e Saúde, tendo por objetivo contar a história de um projeto tão peculiar através de fotografias.
O projeto Bem Envelhecer foi iniciado pela EAPN Portugal/Núcleo Distrital de Braga em 2008 e envolve um conjunto alargado de entidades parceiras, em particular IPSS, encontrando-se na sua quarta edição (2017-2019).
De caráter inter-concelhio, visa a promoção da qualidade de vida das pessoas idosas, através do incentivo a práticas de envelhecimento ativo e, por isso, inscreve-se num quadro de prevenção das perdas físicas, sociais e cognitivas associadas ao processo de envelhecimento.
O projeto surgiu com a intenção de reforçar as respostas dirigidas aos seniores com baixos recursos, sobretudo os que vivem mais isolados, indo assim ao encontro de uma das recomendações da Organização Mundial de Saúde para o Envelhecimento Ativo.
Por outro lado, surgiu da vontade expressa pelas entidades que atuam junto da população idosa mais carenciada, tendo em vista dar resposta às necessidades identificadas no seu trabalho quotidiano junto desta, e que podem ser satisfeitas através de metodologias de participação dos seniores e da dinamização de parcerias de nível inter-concelhio.
O projeto abrange IPSS e seniores de Amares, Braga, Guimarães, Póvoa de Lanhoso, Terras de Bouro, Vieira do Minho e Vila Verde, destinando-se a idosos apoiados por IPSS com o objetivo de promover o seu envelhecimento ativo e ainda a diretores técnicos e técnicos das IPSS com o objetivo de promover a implementação de boas práticas de envelhecimento ativo e o trabalho em rede.
Atualmente conta com as seguintes entidades parceiras: ADCL - Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais; Casa do Areal/Fundo Social Município de Braga; Casa do Povo do Vale do Cávado; Centro Social e Paroquial de Cervães; Centro Social e Paroquial de Covide; Centro Social da Paróquia de Chorense; Centro Social e Paroquial de Moimenta; Centro Social e Paroquial de Rio Caldo; Centro Social e Paroquial de S. Victor; Centro Social e Paroquial de Sobreposta; Centro Social da Paróquia de Souto; Centro Social e Paroquial de Vilar da Veiga; Centro de Solidariedade Social de Valdosende; Cruz Vermelha Portuguesa - Delegação de Braga; Fundação Bomfim; Município de Terras de Bouro e Santa Casa da Misericórdia de Vieira do Minho.

 

Recomendamos

Financiado Por

financiadores02financiadores03financiadores04

Redes e Parcerias

Parceiro1 CasesParceiro2 RipessParceiro3 CNESParceiro4 ComunaCarta Portuguesa para a Diversidade