header mobile

Associação Barafunda cria mural solidário na EB2 da Benedita (Cister, 4/10/2018)

0 5

Votação deste artigo: 0 Votos

Foi inaugurado, na passada sexta-feira, o mural “#Parar, Pensar e Agir pela Igualdade” pintado numa das paredes da EB2 da Benedita, escola-sede do Agrupamento de Escolas da Benedita. O projeto, integrado no evento “Festejar Qualifica Barafunda em Ação” que termina em novembro, é da responsabilidade do centro Qualifica - Barafunda Associação Juvenil de cultura e Solidariedade Social, do Agrupamento de Escolas da Benedita e da ANIMAR.

O mural, com sete metros de altura e três de largura, foi elaborado pelo coletivo “Las Piteadas” durante quatro dias, contando com os contributos dos estudantes do ensino básico da freguesia e dos alunos do centro Qualifica, coordenados pela Barafunda. O objetivo desta “street art” foi o de “mobilizar toda a comunidade, através de novas formas de expressão, que partilham uma mensagem, neste caso pela igualdade, aliando a arte ao serviço da cidadania”, refere a organização.

A “nova” parede da escola foi dada a conhecer à secretária de Estado da cidadania e da Igualdade, que felicitou a iniciativa, afirmando que “trabalhar com ferramentas que estimulam a criatividade é um desafio muito interessante”.

Rosa Monteiro consideroi que a escola “não pode estar separada da vida, havendo espaço para abordar as mais diversas problemáticas nos conteúdos e no currículo”, fazendo votos para que “o mural perdure no tempo e na aliança pela igualdade”. A presidente da Junta da Benedita, Maria de Lurdes Pedro, realçou a existência de medidas que promovam a igualdade e a cidadania, focando-se neste projeto como “um bom incentivo”. Já o presidente da câmara de Alcobaça, Paulo Inácio, confessou ir embora de “coração cheio e pronto para vencer o inimigo da falta de respeito pelo próximo”. “Parar, Pensar e Agir pela Igualdade” é o desafio.

Suse Monteiro

 

Recomendamos

Financiado Por

financiadores02financiadores03financiadores04

Redes e Parcerias

Parceiro1 CasesParceiro2 RipessParceiro3 CNESParceiro4 ComunaCarta Portuguesa para a Diversidade