header mobile

Economia Social traz especialistas a debate (Diário de Notícias – Madeira, 12/10/2018)

0 5

Votação deste artigo: 0 Votos

Terça e quarta-feira da próxima semana, 16 e 17 de Outubro, decorrerá no Museu de Imprensa, em Câmara de Lobos, o I Congresso de Economia Social da RAM. Sob organização da ALPES - Associação de Investigação e Promoção da Economia Social e da Câmara Municipal local, nos dois dias de debates abre-se espaço à partilha de conhecimentos e experiências que ajude à construção de soluções inovadoras para os problemas sociais e para a dinamização deste subsector na Madeira. A sessão de abertura será presidida pelo presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque.

"O evento, que reúne alguns dos melhores especialistas nacionais em economia social e solidária, destinase às organizações da economia social (dirigentes e pessoal técnico), assistentes sociais, economistas, psicólogos, estudantes e demais interessados nestas matérias", anuncia a organização, que programou a realização de quatro painéis temáticos e uma conferência, nos quais intervirão 14 oradores, 10 dos quais especialistas nacionais com vasto conhecimento nas respectivas áreas de actuação.

O primeiro painel sobre o tema geral 'A economia social e solidária: desafios e oportunidades', terá três professores universitários como oradores. José António Pereirinha, José Rogério Roque e Américo Mendes têm um vasto conhecimento e experiência nos temas em debate, cada qual com ideias para 'A Importância do Social na Economia e da Economia no Social: algumas reflexões críticas', a 'Economia Social, Solidária ou Partilhada: de que Economia falamos? Ambiguidades, Dificuldades, Potencialidades e Desafios' e `Um Novo Conceito de Organizações da Economia Social', respectivamente.

O segundo painel terá como tema principal "A sustentabilidade da Economia Social", com as oradoras Paula Guimarães, directora do Gabinete de Responsabilidade Social do Montepio Geral, com o tema 'Capacitação e financiamento da econoMUSEU DA IMPRENSA EM CÂMARA DE LOBOS RECEBE O I CONGRESSO A 16 E 17 mia social', e Mansa Nóbrega, presidente da direcção da ALPES, sobre `Técnicas de Angariação de Fundos: Fundraising e Crowdfunding'. Haverá espaço para dois testemunhos: Henrique Amoedo, director artístico do Grupo "Dançando com a Diferença", e Sandra Andrade, coordenadora do Banco de Ajudas Técnicas e do Gabinete de Apoio ao Idoso da ADENORMA - Associação de Desenvolvimento da Costa Norte da Madeira, ambos abordando o caminho encetado para a sustentabilidade desses projectos.

Segundo dia com muito para dizer O dia dois do Congresso abre com o debate sobre o 'Estado, Parcerias e Coesão Social', com Rita Calçada Pires, doutorada em Direito, que vai "Pensar a relação do estado com a economia social: da cooperação à parceria", Marco Domingues, assistente social, empreendedor e presidente da direcção da ANIMAR, abordará o 'Trabalho em Rede e Redes Colaborativas: Boas Práticas/A Economia Social no Desenvolvimento Local', e ainda Leonel Correia da Silva, chefe de Gabinete do presidente da autarquia anfitriã e responsável pelo projecto Agenda 21 Local - Realizar o Futuro de Câmara de Lobos.
Ao final da manhã do 2° dia, Eduardo Graça, presidente da Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES), será o orador da conferência 'Desafios para a Economia Social da RAM: a Conta Satélite da Economia Social'.

A fechar o Congresso será dada a palavra a mais três oradoras para falarem da 'Inovação e empreendedorismo social'. Filipa Almeida, gestora de IES -Social Business School, terá espaço para abordar `Da ideia à criação: modelos de negócios sociais na organização da economia social', Carlota Quintão, investigadora e coordenadora de vários projectos de investigação e investigação/acção, sobre 'Empreendedorismo Social em Portugal: uma visão ecléctica' e Margarida Pinto Correia, actual directora de Inovação Social na EDP e que esteve à frente da Fundação do Gil, dará 'Estratégias e Práticas de Inovação Social nas Organizações da Economia Social'.

As inscrições ainda estão abertas até este domingo, 14, através do site www.economiasocial-congressomadeira.pt. Mais informações podem ser obtidas pelo endereço Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou pelo 96 44 88 707.

Francisco José Cardoso

 

Recomendamos

Financiado Por

financiadores02financiadores03financiadores04

Redes e Parcerias

Parceiro1 CasesParceiro2 RipessParceiro3 CNESParceiro4 ComunaCarta Portuguesa para a Diversidade