header mobile

MANIFesta estimula Penacova para o desenvolvimento (Diário de Coimbra, 19/10/2018)

0 5

Votação deste artigo: 0 Votos

XII edição Iniciativa decorre de hoje a domingo com festa, feira e debates sobre desenvolvimento económico e social

O concelho de Penacova recebe, de hoje a domingo, a XII edição da MANIFesta, Assembleia, Feira e Festa do Desenvolvimento Local e da Economia Social e Solidária, realização bienal que começou em 1994. Nesta edição, que conta com o patrocínio da Presidência da República, o tema dominante é “O desenvolvimento é acção local”.

Fruto de uma parceria entre a Câmara de Penacova e a Animar, Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local, a MANIFesta apresenta-se como “espaço polivalente, aberto às organizações da sociedade civil”, para debates, seminários e tertúlias (Assembleia), incluindo uma mostra de produtos, actividades e projectos económicos (Feira) e actividades culturais e de animação, como concertos, teatro, exposições, cinema documental e actividades com crianças, entre outras (Festa).

A abertura da MANIFesta está prevista para as 9h30, no Centro Cultural de Penacova, com intervenções de Humberto Oliveira, Marco Domingues e Rui Fiolhais, presidentes, respectivamente, da Câmara, da ANIMAR e da Segurança Social. Durante o dia haverá debates com especialistas de diferentes áreas, sobre “Economia Social e Solidária e o Desenvolvimento Local” ou “Desafios e Oportunidades das Políticas de Ordenamento e Coesão do Território”. Durante a tarde será exibido o documentário “Amanhã”, seguindo-se “debates em grupos de trabalho sobre Cidadania e Educação, Ambiente e Floresta e Economia Social”, adianta a organização, em que entra também a União de Freguesias de Friúmes e Paradela. O programa de hoje inclui, entre outras iniciativas, uma visita à Fábrica de Cerveja Artesanal Beira Alva, um jantar comunitário e a reposição da tradição “Barrela da Roupa à Moda Antiga”.

Amanhã será analisado o impacto dos incêndios nos territórios do interior e apresentadas ideias e propostas para o futuro. Num dia com intervenções de vários especialistas e académicos, haverá ainda tempo para a oficina "Os Saberes do Linho" e para o workshop “Broa com degustação e contos de histórias da Aldeia de Lorvão”.

Embora os trabalhos de domingo terminem mais cedo, com a recriação histórica “Lorvão, glória da Ordem de Cister” a encerrar o programa (15h30), será um dia importante, desde logo porque acolhe o lançamento do “Dia Municipal pela Igualdade”. No domingo haverá ainda o “Trail Conhecer Penacova”, antes do almoço, que será momento de degustação mas também de avaliações. As actividades são de entrada livre para os participantes.

 

Recomendamos

Financiado Por

financiadores02financiadores03financiadores04

Redes e Parcerias

Parceiro1 CasesParceiro2 RipessParceiro3 CNESParceiro4 ComunaCarta Portuguesa para a Diversidade