header mobile

Setúbal promove Dia Municipal para a Igualdade (O Setubalense, 24/10/2018)

0 5

Votação deste artigo: 0 Votos

Comemora-se hoje e até sexta-feira, dia 26, o Dia Municipal para a Igualdade na cidade sadina, com várias actividades no âmbito desta iniciativa, que decorre a nível nacional e que pretende envolver toda a comunidade

À semelhança do que aconteceu em anos anteriores, a cidade de Setúbal promove o Dia Municipal para a Igualdade, que se celebra hoje, com o mote “igualdade é desenvolvimento - igualdade, inclusão, participação - junt@s seremos mais igualdade e desenvolvimento”.

A SEIES é uma das entidades envolvidas na programação pensada para este dia, que faz parte da Estratégia Nacional para a Igualdade e Não Discriminação 2018-2020, e O SETUBALENSE - DIÁRIO DA REGIÃO esteve à conversa com Lucília Santos, da Cooperativa SEIES - Sociedade de Estudos e Intervenção em Engenharia Social, para conhecer mais sobre o programa para este e para os próximos dias. “Durante esta semana, a SEIES, cooperativa social com intervenção reconhecida na área da igualdade entre mulheres e homens, lança um conjunto de actividades no âmbito da Agenda Nacional do Dia Municipal para a Igualdade, organizada pela ANIMAR em conjunto com um vasto número de organizações da sociedade civil, contando com o apoio de algumas organizações do Estado”, começa por dizer. Com o objectivo de envolver organizações, projectos e pessoas na construção e participação activa em acções que permitam uma reflexão aprofundada sobre os factores de desigualdade ainda existentes, a SEIES considera necessária a “construção de uma estratégia integrada e concertada para uma sociedade mais justa, com maior igualdade e equidade”, na qual “o género deixe de constituir fundamento para desigualdade de direitos” e a organização destes eventos surge neste sentido.

Desde 2010 que centenas de organizações de economia social, escolas e autarquias de todo o país assinalam esta data com a promoção de iniciativas no âmbito da igualdade, mas em 2013 esta agenda ganhou maior impacto e desde aí “tem procurado promover em todo o território nacional o dia 24 de Outubro como o Dia Municipal para a Igualdade, disseminando a mensagem de que Igualdade é Desenvolvimento”.

O programa Este ano, coincidindo o Dia Municipal para a Igualdade com a Iniciativa Pelo Combate à Pobreza e à Exclusão Social, as iniciativas têm vindo a decorrer desde o dia 17 até ao final desta semana, numa semana nacional pelo combate às desigualdades e erradicação da pobreza. Em Setúbal, o programa faz-se a começar hoje, pelas 18h00, no Centro de Cidadania Activa, com a primeira reunião Março Mulher 2019, juntando várias instituições para preparação do programa de actividades do evento organizado pela SEIES e pela Câmara Municipal de Setúbal.

Amanhã, dia 25, pelas 17h00, no Largo da Fonte Nova “A Voz do meu Bairro - participar é um direito” debate o tema do mês: “Falta Igualdade no nosso Bairro?”, sob organização do Centro de Cidadania Activa e Projecto SIGA - CLDS 3G. Na sexta-feira, pelas 21h00, é a vez de a 50 Cuts Associação Cinematográfica receber a sessão de cinema “Igualdade é Desenvolvimento”, com a exibição do filme “As Serviçais” e debate, iniciativa organizada pela 50 Cuts Associação Cinematográfica e pela SEIES.

Inês Antunes Malta

 

Recomendamos

Financiado Por

financiadores02financiadores03financiadores04

Redes e Parcerias

Parceiro1 CasesParceiro2 RipessParceiro3 CNESParceiro4 ComunaCarta Portuguesa para a Diversidade