header mobile

Semana da Igualdade na Diversidade (A Comarca de Arganil, 6/12/2018)

0 5

Votação deste artigo: 0 Votos

De 28 de Novembro até amanhã, 7 de Dezembro, está a decorrer na Lousã uma semana dedicada à igualdade em diversas vertentes e que envolve acções sobre a inclusão de pessoas com deficiência, a igualdade de género, a multiculturalidade, os Direitos Humanos, a cidadania e a coesão territorial.

Durante esta Semana foram realizadas acções com crianças e com jovens no âmbito escolar e em período pós-letivo e, para toda a família, iniciou-se um Ciclo de Concertos do Advento sob o mote "Trégua de Natal", na igreja paroquial de Serpins, com a Associação Filarmónica Serpinense.

Durante o fim de semana, o Cineteatro recebeu uma peça da Oficina de Comunicação, Cinema e Artes de Palco, do Agrupamento de Escolas da Lousã e a apresentação da causa "Isa - cada sorriso, uma conquista" e respetivo lançamento do livro "Uma mãe de FIRES", de Carla Dias, e também o lançamento do livro "Os Lousanenses e a I Grande Guerra – vol. 2. Ultramar", na Biblioteca Municipal, onde está patente uma exposição de ilustrações de Delfim Ruas.

No dia 3 de Dezembro, Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, a Câmara Municipal ofereceu às Escolas materiais EKUI para a alfabetização e reabilitação inclusiva, e a Escola Profissional da Lousã e o Centro de Atividades Ocupacionais da ARCIL realizaram workshops de sensibilização para a temática da inclusão na área da música, movimento, expressão e acessibilidade, enquanto os ATL da ARCIL e o Centro Paroquial de Solidariedade Social da Freguesia de Serpins realizaram também iniciativas de compromisso das crianças quanto à inclusão, através de um recurso pedagógico da Rede de Cidades Educadoras.

Ainda neste âmbito, a Lousã recebeu um interessante workshop sobre comunicação acessível, ministrado pela Professora Doutora Célia Sousa e a lousanense Carolina Cruz lançou o livro "O coração vive de sorrisos", com apresentação pela escritora Ana Simão.

O culminar desta Semana da Igualdade na Diversidade decorre hoje, dia 6 de Dezembro, com o II Encontro Distrital de Boas Práticas de Igualdade, Cidadania e Não-Discriminação, a decorrer no Hotel Palácio da Lousã, uma organização da Câmara Municipal e da CIG - Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género da Presidência do Conselho de Ministros, em parceria com a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra e outras entidades, uma iniciativa que continuará amanhã, dia 7, com um Concerto do Advento da Orquestra Ligeira das Gândaras na respectiva igreja matriz e com uma exposição da Associação Animar intitulada "Aqui morreu uma mulher", que estará patente na Biblioteca Municipal até ao final do ano.

 

Recomendamos

Financiado Por

financiadores02financiadores03financiadores04

Redes e Parcerias

Parceiro1 CasesParceiro2 RipessParceiro3 CNESParceiro4 ComunaCarta Portuguesa para a Diversidade