header mobile

Vez e Voz 2017

0 5

Votação deste artigo: 0 Votos

Vez-e-Voz-2017EDITORIAL
3 MANIFESTA - Assembleia, Feira e Festa do Desenvolvimento Local e da Economia Social
Marco Domingues

ECONOMIA SOCIAL E POLÍTICAS DE EMPREGO
6 A economia social e o mercado de trabalho no contexto das políticas de emprego
Manuela Antunes

ANIMAR - 25 ANOS
No 25º Aniversário da rede Animar (1993 | Setembro | 2018)
18 Breve testemunho de um breve mandato
Alberto Melo
20 (Re)Animar 25
José Carlos Albino
23 Entre primeira pessoa e pessoas várias: enredado em desafios de geografias e territórios
Luís Moreno
32 As minhas saudades são do futuro!
Miguel Torres
35 Democracia
António Pedro Dores
38 O nosso olhar sobre a Animar
Anabela Pereira, António Barata, Célia Lavado, Helena Magalhães, Olga Fernandes e Tânia Gaspar
43 Desenvolver ou decrescer: alternativas a um sistema insustentável
Graça Rojão

REGISTO
53 O que é o Desenvolvimento Local e a relação com a Economia Social
56 ENIND - Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação 2018-2030 – Portugal +Igual
59 Estatuto da Pequena Agricultura Familiar

EDITORIAL
MANIFesta – Assembleia, Feira e Festa do Desenvolvimento Local e da Economia Solidária

Os 25 anos da Animar, não poderiam ser celebrados sem a MANIFesta - Assembleia, Feira e Festa do Desenvolvimento Local e da Economia Social e Solidária, a iniciativa de maior prestígio em termos de afirmação pública do Desenvolvimento Local em Portugal, um espaço de encontro de organizações e agentes da Economia Social e Solidária de todo o território.

A MANIFesta representa o movimento associativo e traduz a capacidade de mobilização das organizações da economia social e solidária, numa lógica de REDE, em torno de temas, problemáticas e preocupações comuns. Espelha, igualmente, a afirmação da identidade das Organizações de Desenvolvimento Local e dos seus e suas representantes enquanto agentes e motores do desenvolvimento, da criatividade e competência, e impulsionadores dos princípios do desenvolvimento local.

Após o lançamento da publicação de Olga Fernandes MANIFesta, Assembleia, Feira e Festa do Desenvolvimento Local – Uma Forma de Expressão e de Vitalidade das Comunidades, em 2017, com partes dos seus conteúdos aqui recuperados, esta edição da Vez e Voz vem também recordar o papel fundamental das MANIFestas e das suas declarações que tanto marcaram a relevância do desenvolvimento local em Portugal.

O conjunto de iniciativas MANIFesta realizado desde 1994 até 2016, contribuiu, até à atualidade, para o reforço e consolidação do desenvolvimento local integrado, potenciando espaços de aprendizagem, de reflexão e debate; combatendo a separação das organizações; promovendo visibilidades; valorizando espaços e processos participativos e, sobretudo, gerando uma rede entre as organizações da Economia Social e Solidária e seus agentes. Permitiu, também, a defesa e a reivindicação dos interesses dos associados da Animar através da abertura de espaços de discussão alargada e criando formas de participação ativa, visível, por exemplo, através da organização das iniciativas nos seus territórios, com base no trabalho conjunto entre organizações.

De acordo com os princípios expostos nas diversas Declarações que resultaram das iniciativas MANIFesta é visível também a preocupação de estas se traduzirem num diálogo com os poderes institucionais, nas suas diferentes escalas territoriais e nos diversos setores e instâncias, tentando em simultâneo instituir processos de cooperação e defesa dos interesses das organizações. A realização da iniciativa preenche uma dimensão de afirmação da identidade das organizações potenciando uma voz coletiva e organizada em defesa dos valores e da especificidade da economia social e solidária.

Esta Vez e Voz é assim uma celebração da MANIFesta pela vez de quem a fez, de quem a sentiu, e por aqueles que a continuam a sentir como espaço único na sociedade portuguesa, reinventado pelo tempo, com a esperança de continuar a contribuir para a afirmação do Desenvolvimento Local em Portugal.

Marco Domingues
Presidente da Animar

 

Recomendamos

Financiado Por

financiadores02financiadores03financiadores04

Redes e Parcerias

Parceiro1 CasesParceiro2 RipessParceiro3 CNESParceiro4 ComunaCarta Portuguesa para a Diversidade