header mobile

Colecção AvantCraft - A força da persistência

0 5

Votação deste artigo: 0 Votos
Código: 2.1 Artesanato

N.º/Ref.: 9

N.º Páginas: 62

Suporte: Álbum

Ano: 2007

Autor: Luís Rocha, Ana Cristina Mendes, João Pedro Amaral (Coordenação)

Editora: CEART

Local: Coimbra

 

Notas:

Neste catálogo mostra-se um conjunto de produções artesanais desenvolvidas em parceria entre artesãos e designers no âmbito do Projecto Avantcraft, liderado pelo CEARTE. Apresenta-se o conceito (Identidade Atlântica) os objectivos, a metodologia, o cliente-alvo da colecção (encontrado com base nas tendências de mercado mais recentes), dá-se relevo aos actores – artesãos, micro-empresas, os designers envolvidos e divulgam-se as peças/colecções produzidas na área da cerâmica, do vidro, do papel, dos têxteis, da madeira, das resinas e da joalharia.
O CEARTE procura demonstrar que o trabalho conjunto entre designer e artesão imprime novas dinâmicas, estimula a experimentação, busca a excelência e, assente na informação sobre os mercados e as grandes tendências, conduz à necessária inovação nas artes e ofícios. Inovação que não é (não pode ser) um fim em si mesmo mas sim um caminho para fortalecer e desenvolver o sector e garantir o seu futuro.
O artesanato português tem que "marcar pontos" não pelos preços baixos mas pela diferenciação, pela qualidade e pela excelência das produções. Para isto é necessário investir em três áreas estratégicas: Tecnologias da Produção, Mercado e Design/ Inovação. Associar o artesanato às tendências de mercado e à inovação é certamente contribuir para a competitividade do sector. É abrir caminhos de futuro. Projectos como o AvantCraft procuram ser uma via, uma alavanca para a inovação e o desenvolvimento no artesanato, fundamentalmente porque ao dotar o artesão de mais competências o torna mais qualificado e mais competitivo. Mostra-se um caminho, não passível de ser aplicado do mesmo modo em todas as produções, mas certamente um caminho de futuro para parte significativa das produções artesanais. (Da Nota Final)

AForcaDaPersistencia

 

Recomendamos

Financiado Por

financiadores02financiadores03financiadores04

Redes e Parcerias

Parceiro1 CasesParceiro2 RipessParceiro3 CNESParceiro4 ComunaCarta Portuguesa para a Diversidade