header mobile
  • Início
  • Documentação
  • PDF
  • FEMINISMO
  • Princípios para uma Implementação bem sucedida das Medidas de Igualdade (Integração da Perspectiva de Género e Gestão da Diversidade) nas Empresas/Organizações

Princípios para uma Implementação bem sucedida das Medidas de Igualdade (Integração da Perspectiva de Género e Gestão da Diversidade) nas Empresas/Organizações

0 5

Votação deste artigo: 0 Votos
Título: Princípios para uma Implementação bem sucedida das Medidas de Igualdade (Integração da Perspectiva de Género e Gestão da Diversidade) nas Empresas/Organizações
Autor: Beata Balinska, Malgorzata Ciesielska, Hartmut Davin, Maria das Dores Guerreiro, Paulina Kaczmarek, Anna Karaszewska, Sabine Klenz, Sara Neto, Eudelina Quintal, Marta Rawluszko, Anabela Ribeiro, Anita Sares, Karl Schörghuber, Veronika Weisskircher, Jutta Wehage, Ana Vicente Edição: CITE
Ano: 2008

Tendo em consideração a persistência das diferenças entre a situação dos homens e das mulheres, o trabalho desenvolvido para as empresas e com as empresas na promoção da igualdade de género deverá ser entendido como um factor estratégico para a mudança de algumas atitudes e práticas discriminatórias, directas ou indirectas, contra as mulheres no mercado de trabalho.
Por outro lado, as empresas deveriam começar a ver a igualdade de género não só como uma questão de qualidade e competitividade, mas também de crescimento económico e maior disponibilidade de recursos humanos.
Por conseguinte, a igualdade de género deverá ser vista e praticada como uma questão integrada nos princípios gerais de gestão das empresas.
Com este trabalho pretende-se criar uma ferramenta útil para as empresas/organizações que estão a implementar medidas de igualdade.
Ao definir-se um conjunto de princípios necessários para o êxito da implementação das medidas de igualdade, indicam-se os passos fundamentais do processo e definem-se os critérios de qualidade básicos para o processo.
Através da ilustração destes princípios, apresentam-se condições específicas, abordagens e experiências relativas ao processo de implementação das medidas de igualdade. A demonstração do potencial efeito da aplicação destes princípios, ilustrados nos exemplos apresentados, poderá incentivar a mudança de atitudes e práticas nas empresas e organizações.

ImplementacaoIgualdadeNasEmpresas

 

 

 

 

 

 

Recomendamos

Financiado Por

financiadores02financiadores03financiadores04

Redes e Parcerias

Parceiro1 CasesParceiro2 RipessParceiro3 CNESParceiro4 ComunaCarta Portuguesa para a Diversidade