header mobile

Imigrantes em Loures - retrato dos percursos e fixação no território

0 5

Votação deste artigo: 0 Votos
Título: Imigrantes em Loures Autor: Paulo José da silva (coord.), Patrícia Curado e Luís Atafona Edição: CM Loures Loures, 2010

O Inquérito às Populações Imigrantes surgiu da necessidade de conhecer uma realidade com relativa expressão no concelho, a das populações imigrantes locais. Muitas vezes fugidia às estatísticas oficiais, quer pela sua natureza dinâmica, quer mesmo por um elevado grau de ilegalidade, a realidade destas populações reveste-se de extrema importância na eficácia das políticas locais para a imigração.

Tratando-se de um estudo elaborado e desenvolvido por um gabinete autárquico, não se pretendeu que o mesmo pudesse vir a traduzir grandes reflexões teóricas. Pelo contrário, a aplicação deste Inquérito situa-se num nível micro, incidindo na vivência quotidiana, enquanto factor fundamental na integração das comunidades imigrantes locais.

De uma forma sucinta, foi nosso propósito aceder, interpretar e disponibilizar informação concreta sobre a população imigrante residente no concelho, não traduzível pelos dados das estatísticas oficiais, relativa ao perfil dos imigrantes (quem são, onde estão e onde residem), situação laboral (como acedem ao trabalho e que tipo de trabalho têm), existência de redes sociais de suporte e demais dados relativos ao seu processo de integração (de que forma foram acolhidos, como avaliam a sua vivência no território e quais as suas expectativas face ao futuro).

Em suma, com o presente inquérito, pretendeu-se aceder à verdadeira vivência dos imigrantes no concelho de Loures.

ImigrantesLoures

 

 

 

 

 

 

 

Recomendamos

Financiado Por

financiadores02financiadores03financiadores04

Redes e Parcerias

Parceiro1 CasesParceiro2 RipessParceiro3 CNESParceiro4 ComunaCarta Portuguesa para a Diversidade