header mobile

Resumo das Comunicações do Seminário Agricultura Familiar e Circuitos Curtos

0 5

Votação deste artigo: 0 Votos
Título: Resumo das Comunicações do Seminário Agricultura Familiar e Circuitos Curtos
Autor: Cláudia Bandeiras e Rui Monteiro (desenvolvimento de conteúdos)
Edição: ADREPES,  Europe Direct Península de Setúbal
Ano: 2014

O Seminário “Agricultura Familiar e Circuitos Curtos”, realizado no dia 30 de Outubro no Cineteatro Municipal João Mota em Sesimbra, resultou de uma parceria entre a ADREPES - Associação de Desenvolvimento Regional da Península de Setúbal, a ANIMAR - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local, a Câmara Municipal de Sesimbra, a Direção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo e o Instituto Superior de Agronomia, e contou com a presença de agricultores, consumidores, representantes e peritos de diversas instituições locais e nacionais.

As intervenções centraram-se na relevância da agricultura familiar e da comercialização de proximidade, como oportunidade para impulsionar a economia e as comunidades locais. A maior parte dos exemplos apresentados demonstraram estratégias e metodologias que pelos resultados revelam a importância de criar parcerias, concertar intervenções, envolver produtores e consumidores em ações coletivas, e produzir conhecimento, experimentação e inovação, que possam ser replicados e disseminados noutros contextos territoriais.

O Programa de Desenvolvimento Rural 2020 traz novos apoios e novos desafios para os agricultores, incluíndo pela primeira vez uma ação específica para a implementação de circuitos curtos de comercialização, cumprindo as orientações da Comissão Europeia para incentivar este tipo de iniciativas.

Espera-se assim que o próximo período de programação seja profícuo em projetos e experiências que implusionem a mudança
a uma escala mais ampla. Trata-se de um desafio lançado a toda a sociedade, produtores, consumidores, técnicos e decisores,
empenhados em prosseguir o trabalho em prol de territórios mais competitivos, inovadores e solidários.

AgriculturaFamiliar

 

 

 

 

 

 

 

Recomendamos

Financiado Por

financiadores02financiadores03financiadores04

Redes e Parcerias

Parceiro1 CasesParceiro2 RipessParceiro3 CNESParceiro4 ComunaCarta Portuguesa para a Diversidade