header mobile

Livro Branco - A Economia Social... retomar a iniciativa

0 5

Votação deste artigo: 0 Votos

Livro Branco da ESTítulo: Livro Branco - A Economia Social... retomar a iniciativa - Propostas para fazer da economia social um pilar da União Europeia
Autor: Alain Coheur
Edição: Social Economy Europe
Ano: 2015

PARA UM FORTE EMPENHAMENTO EM FAVOR DA ECONOMIA SOCIAL…
Assente num modelo de funcionamento diferente do das empresas de capitais na medida em que a economia social tem por princípio a primazia da pessoa e do objetivo social sobre o capital, a economia social ocupa um lugar importante e crescente na economia de mercado com a qual se articula e coexiste.
Oferece um paradigma económico profundamente em harmonia com os valores fundadores do modelo social europeu, reforçando considerações societárias e a dimensão social face a
lógicas de maximização individual dos lucros.
1. Por meio deste Livro branco, as empresas e organizações de economia social propõem um conjunto de ações desejáveis a nível europeu para sustentar o desenvolvimento das empresas de economia social.
2. A Social Economy Europe e os seus membros desejam interpelar as diferentes instituições europeias e os Estados-Membros sobre a necessidade de acordar particular atenção às empresas de economia social, atenção que se deve traduzir por uma política voluntarista, construtiva, ambiciosa, à altura da importância que representa a economia social à escala europeia.
3. O desenvolvimento económico da Europa é indissociável do seu desenvolvimento social, sendo que neste sentido as empresas de economia social foram muitas vezes precursoras em numerosos domínios como a saúde, o social, o ambiente, a inserção socioprossional, os seguros… Assim, empenhar-se na economia social é apoiar a inovação e a renovação europeia.

Num mundo em mutação, a economia social é portadora de um projeto de sociedade assente na solidariedade e democracia, para o qual as ações cidadãs estão no cerne das suas atividades.

 

Recomendamos

Financiado Por

financiadores02financiadores03financiadores04

Redes e Parcerias

Parceiro1 CasesParceiro2 RipessParceiro3 CNESParceiro4 ComunaCarta Portuguesa para a Diversidade