header mobile

Barafunda

Votação deste artigo: 0 Votos
 
A Barafunda - Associação Juvenil de Cultura e Solidariedade Social, iniciou a sua actividade 1982, a partir de um grupo de jovens estudantes do ensino secundário. Durante alguns anos, apenas Teatro, com a representação de várias peças e a promoção de Cursos de representação dramática. Em 1989 começa a trabalhar com desfavorecidos social e economicamente, a partir do Projecto de Prevenção Primária, (apoiado pelo Projecto Vida) numa parceria entre o Externato Cooperativo de Benedita e o Instituto de Reinserção Social de Caldas da Rainha. Desde então, tem desenvolvido uma vasta gama de actividades com crianças, jovens e adultos.

Animar entrevista a Associação Barafunda

A  Barafunda - Associação Juvenil de Cultura e Solidariedade Social foi reconhecida em 1997 como IPSS e inscrita no Registo Nacional das Associações Juvenis do IPJ. Ainda em 1997, passou a ser acreditada pelo IQF – Instituto para a Qualidade na Formação, como entidade formadora no âmbito da ATF - Academia de Trabalho e Formação, Pólo de Formação da Benedita. Em 1998 tornou-se Associação de Utilidade Pública.

De 2002 a 2005 promoveu o Projecto “Criação” no âmbito do Plano Municipal de Prevenção Primária das Toxicodependências do IDT – Instituto da Droga e da Toxicodependência.

Actualmente, tem como missão e objectivo primordial, promover o bem-estar social, económico e cultural da população mais carenciada. Encontra-se organizada em dois pólos de acção, nomeadamente o Pólo de Formação e Desenvolvimento que engloba a Academia de Trabalho e Formação e o Centro de Novas Oportunidades e o Pólo de Crianças e Jovens que inclui o Centro Lúdico e o Projecto Percursos Alternativos (Programa Escolhas). Juntos oferecem uma resposta integradora, traduzida em diversos projectos, permitindo aos residentes do concelho de Alcobaça e circundantes dispor de maiores oportunidades de desenvolvimento profissional e pessoal, que se reflectem na sustentabilidade e desenvolvimento da região.

No âmbito das suas actividades, enquadradas na visão sistémica de análise dos problemas do desenvolvimento territorial, promove várias acções no campo da (In)Formação, Educação, Animação Sociocultural e da Intervenção Social e Comunitária. Assim, desenvolve habitualmente actividades muito diversificadas que vão desde a criação e desenvolvimento de actividades de ocupação de tempos livres até à realização de cursos de formação profissional certificada, passando pela produção de estudos e pareceres sobre o mercado de trabalho na região. Procura, também, realizar encontros e debates de natureza cultural, sócio-educativa e formativa, com a publicação em livro dos seminários mais inovadores em termos teóricos ou nas propostas de acção.

lr20120705124612CONTACTOS
Rua Heróis do Ultramar, 34
2475-150 BENEDITA
Telef.: 26 218 60 00
Fax: 26 218 60 00
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
http://www.barafunda.net/

Recomendamos

Redes e Parcerias

Parceiro1 CasesParceiro2 RipessParceiro3 CNESParceiro4 ComunaCarta Portuguesa para a Diversidade

Financiado Por

financiadores01financiadores02financiadores03financiadores04