header mobile

Agência de Inovação Social animar.COM

Votação deste artigo: 0 Votos
 

agencianimarJá está disponível o site da Agência de Inovação Social animar.COM um dos principais produtos do projecto DECIS.

Neste momento está disponível, para utilização geral, o site da Agência de Inovação Social animar.COM (http://agencianimar.com) um dos principais produtos deste projeto, sitio onde as Organizações da Economia Social, sendo associadas ou não da Animar, podem apresentar e partilhar as suas práticas através de um Sistema de Reconhecimento e Referenciação de Processos de Qualificação e de Profissionais para Entidades da Economia Social. Pretende-se, com o sistema de reconhecimento e referenciação, observar as práticas e metodologias de qualificação das organizações.

A implementação do projeto DECIS – (Des)Envolvimento de Estratégias de Capacitação para a Inovação Social, financiado pelo mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu (apoio da Noruega, Islândia e Liechetenstein), tem permitido desenvolver atividades com objetivos diferenciados mas que, no seu conjunto, permitem dotar as Organizações da Economia Social de instrumentos, ferramentas e metodologias de desenvolvimento das suas práticas.

Neste momento está disponível, para utilização geral, o site da Agência de Inovação Social animar.COM (http://agencianimar.com) um dos principais produtos deste projeto, sitio onde as Organizações da Economia Social, sendo associadas ou não da Animar, podem apresentar e partilhar as suas práticas através de um Sistema de Reconhecimento e Referenciação de Processos de Qualificação e de Profissionais para Entidades da Economia Social. Pretende-se, com o sistema de reconhecimento e referenciação, observar as práticas e metodologias de qualificação das organizações e, assim:

- Reconhecer e valorizar práticas formais, não formais e informais, relevantes para organizações, técnicos/as e voluntários/as das organizações da economia social;
- Reconhecer e valorizar competências técnicas ao nível pessoal;
- Assistir processos de capacitação pessoal e organizacional;
- Facilitar a partilha e incorporação ativa de práticas relevantes já anteriormente testadas.

As organizações associadas da Animar poderão propor as suas práticas a reconhecimento à luz de princípios como o da participação, igualdade de género, transparência e responsabilização, inovação social e equidade e inclusividade e ver essas práticas reconhecidas com o Selo animar.COM, assim como referenciar essas mesmas práticas disponibilizando-as e partilhando-as. Para o efeito recomendamos a leitura do Manual de Gestão e o preenchimento dos formulários próprios disponíveis no site da Agência de Inovação Social.

As organizações que não são associadas da Animar poderão, também através da Agência de Inovação Social animar.COM, referenciar as suas práticas disponibilizando-as e partilhando-as, não podendo, no entanto, propô-las a reconhecimento.

Também os/as técnicos/as, voluntários/as e dirigentes das Organizações da Economia Social poderão, através do site da Agência de Inovação Social animar.COM referenciarem-se enquanto Agentes de Inovação Social, apresentando a sua experiência e prática de forma a obterem visibilidade e notoriedade do seu trabalho e ainda potenciar oportunidades futuras. Para o efeito recomendamos também  a leitura do Manual de Gestão e o preenchimento do formulários próprio disponível no site da Agência de Inovação Social.

O processo de consubstanciação, maturação e abordagem relativa ao Sistema de Reconhecimento e Referenciação de Processos de Qualificação e de Profissionais para Entidades da Economia Social foi efetuado pela experienciação através da apresentação de práticas ao sistema, respetiva testagem e ainda através da identificação de melhorias por parte das organizações e peritos/as.

Redes e Parcerias

Parceiro1 CasesParceiro2 RipessParceiro3 CNESParceiro4 ComunaCarta Portuguesa para a Diversidade

Financiado Por

financiadores01financiadores02financiadores03financiadores04