header mobile

Participação da Animar na Conferência do Projeto SIKE

0 5

Votação deste artigo: 0 Votos

A Animar participou, no dia 13 de março, na conferência “SIKE-Social Innovation trough Knowledge Exchange”, que decorreu na Casa do Impacto da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. A atividade, desenvolvida no âmbito do projeto SIKE, que resulta de um consórcio de parceiros europeus e conta com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa como parceiro institucional, contou com mais de 50 participantes, representantes de instituições públicas, privadas e universitárias, ao nível nacional e internacional.

 

O projeto SIKE, em curso até fevereiro de 2020, tem como objetivo principal apoiar e ajudar a potenciar as comunidades locais de maneira sustentável e responsável. O seu desenvolvimento será feito através de parcerias entre membros institucionais e as universidades de cada país, mantendo um foco específico nas comunidades locais onde se inserem, por via do intercâmbio de conhecimento e do estímulo às capacidades de empreendedorismo social nas universidades e nas comunidades locais. Em Portugal, os parceiros locais são a Universidade de Aveiro e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. O reforço das parcerias entre agentes é fundamental para o desenvolvimento de um novo ecossistema e de uma nova narrativa que orienta os recursos humanos, materiais e tecnológicos, nas necessidades dos inovadores sociais.

Nesta sessão foi ainda apresentada a “SIX- Social Innovation Exchange”, que tem como propósito o apoio e o estímulo às competências pessoais, profissionais, empresariais e sociais nas universidades e nas comunidades regionais. A ação conjunta das instituições públicas e das universidades assume como objetivo a longo prazo o desenvolvimento de um novo paradigma que imagina a inovação como instrumento de mudança social. O atual desafio é promover a investigação na área e implementar as práticas públicas locais e globais para sensibilizar as empresas e os atores privados a investir recursos e energias na inovação social.

Destaca-se ainda o “Atlas of Social Innovation”, um recurso que retrata 150 experiências de projetos de inovação social, que esperamos que possa ser inspiradores para o vosso trabalho.

sike3
sike2

 

Financiado Por

financiadores02financiadores03financiadores04

Redes e Parcerias

Parceiro1 CasesParceiro2 RipessParceiro3 CNESParceiro4 ComunaCarta Portuguesa para a Diversidade