AFAVEL - Seminário Final

06/10/2021 |
AFAVEL - Seminário Final

 

No âmbito do projeto de cooperação nacional AFAVEL – Agricultura Familiar e Valorização Territorial Sustentável em contexto de Alterações Climáticas, cofinanciado pelo PDR2020 – Rede Rural, decorreu no dia 23 de setembro o seminário final do projeto AFAVEL. Este seminário contou com mais de centena e meia de participantes, contemplando produtores, entidades do sector agrícola, agentes de desenvolvimento, organizações e instituições do sector agrícola nacional.

A abertura contou com a presença da Diretora Regional de Agricultura e Pescas do Norte , Eng.ª Carla Alves e Diretor Regional de Agricultura e Pesca do Centro, Eng.º Fernando Martins, Secretária-geral adjunta da Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal, Dr.ª Aldina Fernandes, Direção da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local, Eng.ª Teresa Pouzada e da Rede Rural Nacional, Eng.ª Custódia Correia.

Nesta iniciativa foram apresentados, pelo IGOT – Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa, os resultados finais do projeto AFAVEL, foram ainda realizadas duas mesas redondas sobre “o impacto das alterações climáticas nos territórios nos sectores vitivinícola, apícola, hortícola e frutícola assim como, no âmbito do “impacto das alterações climáticas nos territórios ao nível do sector pecuário (leiteiro e bísaro). Durante a tarde foram abordadas as temáticas relacionadas com a gestão de água e com a proteção dos solos, bem como, abordadas as temáticas relacionadas com o controlo de pragas e doenças, a agricultura biológica, a agroecologia. Foram momentos de reflecção com diversas pessoas convidadas a intervir desde técnicos das DRAPNorte, DRAPCentro e DRAPAL, técnicos da CVRVV, da ADERAVI e da Associação Nacional de Produtores da Raça de Suínos Bísara.

Durante o seminário foram igualmente partilhados casos de sucesso de agricultura familiar do território da ADER-SOUSA com a intervenção de uma produtora de Paredes, do território da Três Serras de Lafões com a intervenção de um produtor de Vouzela, e do território da TRILHO com a intervenção de um caso de sucesso de agricultura familiar de um produtor de Montemor-o- Novo.

Durante o seminário foi destacada a importância dos circuitos curtos de comercialização na Agricultura Familiar, do associativismo e do apoio técnico aos pequenos agricultores que deveria ser enquadrado num modelo específico através da operacionalização de formas de apoio às pequenas explorações agrícolas numa perspetiva de adaptação às alterações climáticas.

Entidades com constituem a parceria do projeto AFAVEL: ANIMAR – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local, ADER-SOUSA (Associação de Desenvolvimento Rural das Terras de Sousa); CONFAGRI (Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal); Cooperativa Três Serras de Lafões; DRAP Norte (Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte); DRAP Centro (Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro); IGOT (Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa) e TRILHO (Associação para o Desenvolvimento Rural).

(in ADER Sousa)

URL:

https://www.adersousa.pt/seminario-final-da-iniciativa-afavel/