Governo cria primeiro Centro para a Economia e Inovação Social

21/12/2022 |
Governo cria primeiro Centro para a Economia e Inovação  Social

 

Foi publicada em Diário da Republica a portaria que cria o Centro para a Economia e Inovação Social (CEIS). 

 

O CEIS visa a capacitação das entidades da economia social, promover a realização de formação profissional e de reconhecimento, validação e certificação de competências, e a prestação de serviços e apoio técnico a entidades no âmbito da economia social.

«A criação do primeiro Centro dedicado à Formação na Economia social é um passo decisivo para a capacitação e inovação das organizações, para a qualificação dos profissionais e para promovermos respostas sociais de qualidade», afirmou Ana Mendes Godinho, Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

A valorização dos recursos humanos da economia social, no sentido de qualificar os trabalhadores, os dirigentes e gestores, através do desenvolvimento de ações de consultoria e apoio técnico, bem como o acompanhamento de jovens e adultos que se encontrem na situação de desemprego, com vista ao encaminhamento para formações neste setor da economia, são algumas das áreas a explorar no CEIS.

O CEIS resulta de uma parceria entre o IEFP, a Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES), a Confederação Portuguesa de Economia Social (CPES), o Centro de Estudos Ibéricos (CEI) e o Instituto da Segurança Social (ISS).


Fonte: https://www.portugal.gov.pt/pt/gc23/comunicacao/comunicado?i=governo-cria-primeiro-centro-de-formacao-para-a-economia-e-inovacao-social