Concurso Multimédia Gente Rebelde mobilizou cerca de uma centena de jovens e crianças

12/07/2021 |
Concurso Multimédia Gente Rebelde mobilizou cerca de uma centena de jovens e crianças

Foram 23 os trabalhos apresentados ao júri do Concurso Multimédia Gente Rebelde por 92 alunos e alunas do 2º ciclo ao ensino secundário da Covilhã e do Fundão.

A CooLabora lançou o desafio e apesar dos obstáculos criados pela pandemia, foram 23 os trabalhos apresentados ao júri do Concurso Multimédia Gente Rebelde por 92 alunos e alunas do 2º ciclo ao ensino secundário da Covilhã e do Fundão.

Segundo a organização, que se mostra muito satisfeita com os resultados, este concurso visa sensibilizar alunos, alunas e docentes e, por seu intermédio, a comunidade em geral, para a importância das escolhas profissionais livres de estereótipos de género e para a centralidade do cuidado na nossa vida e na do planeta.

Nascemos de um sexo ou de outro, o que significa que as nossas diferenças têm bases biológicas. Porém a essas diferenças são associados estereótipos que nos amarram a papéis, tarefas ou responsabilidades diferentes para rapazes e raparigas que se podem transformar em desigualdades ou discriminações em função do género. A segregação sexual do trabalho é uma delas.

A escola pode e deve promover uma educação livre de estereótipos de género associados às escolhas profissionais de rapazes e raparigas para que elas e eles escolham profissões e actividades ligadas ao trabalho pago, independentemente do género a que geralmente estas são associadas, e que possam compreender a importância do trabalho ligado ao cuidado (pago ou não pago) para a qualidade de vida e o bem-estar de todos/as.

A entrega dos prémios decorreu online devido à pandemia e reuniu as várias escolas num evento que contou com cerca de 150 participantes.

Os prémios oferecidos pelos municípios da Covilhã e do Fundão foram muito apreciados já que incluíam entradas grátis na piscina praia da Covilhã e um fim de semana no Hostel Casas da Mina, no concelho do Fundão.

IMAGENS